August 18 2014

Dafna Obadia

Pós-graduação em saúde mental


Pós-graduação em saúde mental

Fonte: www.testonoticias.com.br

As questões relacionadas com as patologias variadas que as pessoas podem adquirir determinam estudos nos mais diferenciados campos exigindo profissionais que tenham saberes específicos como os obtidos por meio de uma pós-graduação em saúde mental.

A área relacionada com o estudo e abordagem da saúde mental conta com um grande crescimento à medida que o tempo passa pela necessidade de atendimento aos pacientes com transtornos psicológicos e comportamentais.

Com a vida moderna sempre mais atribulada, corrida e cheia de complicações as ocorrências de doenças relacionadas com a saúde mental crescem a cada dia com milhares de pessoas apresentando patologias como depressão,  estresse de síndromes nervosas.

A saúde mental, portanto, não se refere apenas ao tratamento de pessoas com distúrbios psiquiátricos problemáticos ou da conhecida loucura mas de todas as condições relacionadas com o psicológico dos indivíduos.

Conta em sua atuação com uma série variada de profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros que podem atender os mais diferentes pacientes em clínicas, hospitais ou ainda com atendimentos particulares.

Vantagens de fazer o curso de pós-graduação em saúde mental

Este tipo de pós-graduação pode ser feita por profissionais de saúde das mais variadas formações tendo uma duração média de 1 ano e 6 meses conferindo ao final, o título de especialista existindo nesta caso as modalidades com e sem estágio clínico.

O seu início ocorre, geralmente,  com informações sobre a história da saúde mental,  suas principais áreas e conceitos básicos bem como o processo de desinstitucionalização no tratamento com o fim dos hospícios.

Informa ainda as legislações mais atuais no que se refere à prática da saúde mental,  as formas de tratamento usadas para as variadas patologias relacionadas com a saúde mental bem como conhecimentos sobre s psicofarmacologia.

É possível ainda nesta modalidade de curso conhecer as relações entre a saúde mental e o trabalho com as possíveis doenças psicológicas em decorrência de um ambiente de trabalho inadequado.

Informa ainda  o cuidado relacionado com a saúde mental nas diferentes fases da vida como a infância, adolescência, juventude, fase adulta e velhice com seus aspectos diferenciados a exemplo de práticas saudáveis e relações sociais.

Existem ainda informações como a realização dos principais processos de reabilitação psicossocial, incluindo as mudanças relacionadas com a reforma psiquiátrica, serviços residenciais terapêuticos e os CAPS.

Por que fazer pós-graduação em saúde mental?

O curso é muito promissor e contém, ainda, informações sobre a atuação no tratamento de pacientes com dependência química eme especial álcool e drogas com os princípios gerais deste tipo de atuação e a forma de atendimento dentro da dinâmica do sistema único de saúde.

Além disso, mostra um panorama completo com relação à inserção e atuação da saúde mental na Atenção Primária à Saúde em suas mais variadas vertentes com a intervenção básica nas famílias de pacientes com distúrbios deste tipo.

Desta forma, a pós-graduação em saúde mental se refere a uma das mais promissoras e interessantes alternativas de aperfeiçoamento profissional para quem está inserido neste mercado obtendo assim um aumento importante em seu valor de empregabilidade

Artigos relacionados:

About Dafna Obadia

Dafna Obadia é redatora (copywriter) brasileira, com vasta experiência em mídia digital. É blogueira, ama escrever e, atualmente, se dedica ao estudo do Marketing Digital. É formada em Direito e Letras.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.