August 15 2014

Dafna Obadia

Pós-graduação em orientação educacional


Pós-graduação em orientação educacional

Fonte: arquidiocesano.com

Orientador educacional é cada vez mais necessário. O orientador educacional e pedagógico é peça fundamental no ambiente escolar para atuar da relação com alunos, professores e profissionais das áreas técnica e administrativa.

A educação é uma das áreas que exige cada vez mais aperfeiçoamento e estudo. Todo ambiente que envolve o processo ensino-aprendizagem busca um orientador especializado. É nesse contexto que cresce a importância de se realizar a pós-graduação em orientação educacional, seja presencial ou à distância.

Logo após a formação em pedagogia, o estudante amplia sua competência com a pós em orientação educacional, que deve ser em cursos de especialização lato sensu. Esse é o diferencial para os cargos de supervisão, coordenação e direção. Hoje o orientador educacional é um profissional obrigatório na rede pública e cada vez mais importante em qualquer tipo de estabelecimento de ensino, do infantil ao técnico especializado.

Vantagens da pós-graduação em orientação educacional

O profissional que aprofunda os estudos com a pós em orientação educacional agrega habilidades para acompanhar o processo educacional e realizar aconselhamento e a integração de todos os agentes envolvidos no ensino, resultando em melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Entre as disciplinas que o curso trabalha estão educação e organização escolar, legislação e planejamento, gestão de políticas participativas, educação inclusiva e direcionada a necessidades especiais, métodos de orientação escolar e vocacional, a ética profissional e as relações humanas na instituição, metodologias de pesquisa e monografia, os fundamentos históricos, sociológicos e filosóficos na educação e as políticas públicas na área.

A pós em orientação educacional é abrangente e muito importante, independente da área em que o profissional atue, desde que seu foco seja o aprendizado. É fundamental desde a educação infantil até as especializações.

Um bom orientador é fundamental para qualquer pessoa envolvida no processo de aprendizagem, por isso é hoje considerado um dos estudos mais importantes da pedagogia. Esse é um profissional estratégico para que o ambiente escolar funcione bem e de bons resultados.

Ainda assim, o orientador não deve ter sua função confundida com a de psicólogo, supervisores e outros profissionais que atuam no meio escolar. É lógico que pode usar várias habilidades na hora de identificar problemas e buscar soluções, mas é essa percepção que fará dele um diferencial, capaz de encaminhar cada assunto para a área e o profissional adequado, seja educacional, jurídico, social, psicológico ou de saúde.

Como fazer pós-graduação em orientação educacional

A pós em orientação educacional também é fundamental para quem quer seguir na carreira acadêmica, sendo necessário para depois seguir no stricto  sensu e para estar habilitado a ministrar aulas em ensino superior e em pedagogia.

Independente se presencial, semi-presencial ou a distância, a pós-graduação garante ampla gama de conhecimentos e práticas, inclusive através do estágio, estudo de caso e apresentação de trabalho de conclusão.

Existe amplo material a ser estudado na área, inclusive diferentes plataformas digitais, vídeos, fóruns e outras formas para a troca de experiência e orientação educacional através de um professor-tutor. É esse empenho em cada vez mais se aprofundar e buscar todas as arestas da área educacional que resulta em melhoria da qualidade do ensino e a valorização do aprendizado.

Artigos relacionados:

 

About Dafna Obadia

Dafna Obadia é redatora (copywriter) brasileira, com vasta experiência em mídia digital. É blogueira, ama escrever e, atualmente, se dedica ao estudo do Marketing Digital. É formada em Direito e Letras.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.