August 15 2014

Dafna Obadia

Pós-graduação em Direito Ambiental


Pós-graduação em Direito Ambiental

Fonte: inbec.com.br

Direito ambiental é a área do momento. Num país que tem grande extensão de áreas verdes e é um dos grandes produtores agroindustriais do mundo, a especialização em direito ambiental é diferencial altamente procurado.

As novas normas e legislações que envolvem a sustentabilidade em todas as atividades de produção e desenvolvimento colocam o direito ambiental como uma das áreas com maior  crescimento no mercado de trabalho.

A especialização de profissionais com conhecimento detalhado sobre o direito ambiental é demanda crescente e para isso é necessário estar bem preparado com curso de especialização e pós graduação em direito ambiental e gestão estratégica da sustentabilidade.

Empresas de diferentes áreas necessitam de advogados, engenheiros, administradores e outros profissionais com alto conhecimento dos conceitos e ferramentas jurídico-ambientais para atuar em projetos que permitam o desenvolvimento sustentável, seguindo as regras que garantam a qualidade e a preservação da vida das pessoas, da flora e da fauna.

Vantagens da pós-graduação em Direito Ambiental

Profissionais que querem atuar na área pública e privada precisam estar atentos a todas as peculiaridades dos temas em discussão, pois a questão ambiental tem vida, se modifica naturalmente ou sofre ações,  por isso o estudo não pode ser estático, e sim constante.

Um dos termos mais abordados é o conhecido TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que significa a adequação de atitudes para atender a legislação e principalmente evitar a agressão ambiental ou a destruição de recursos naturais.

Esse é apenas um dos temas que deve ser estudado dentro da Política Nacional do Meio Ambiente, que envolve a proteção jurídica civil, administrativa e penal sempre observando os impactos na saúde e segurança.

Outras abordagens aprofundadas no curso de pós graduação são estudos sobre meio ambiente artificial e o uso da biotecnologia, temas muitos discutidos e que geram controvérsias nas formas de atuação, especialmente nos agronegócios.

Por que fazer pós-graduação em Direito Ambiental

O futuro do planeta depende do meio ambiente, mas a modernidade, que inclui a industrialização, as construções e a artificialização, cria uma série de efeitos que influenciam no nosso dia a dia.

O direito ambiental é uma área de ação em que muitos profissionais buscam o conhecimento para atuar conciliando modernidade e o desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais, que garante a vida e o futuro de todos nós e das próximas gerações.

Temas como a preservação dos recursos hídricos e o tratamento da água, a geração de energia de diferentes fontes, como a eólica, a qualidade do ar e a redução de poluentes, a erosão, o uso de produtos químicos na agricultura, a construção de estradas, o planejamento de cidades, condomínios e empreendimentos em todas as áreas, como o ecoturismo, necessitam do acompanhamento de um profissional especializado na legislação ambiental, que é cheia de detalhes.

A busca por um profissional inteligente, consciente e atualizado sobre ambiente e ecologia, além de inteirado sobre a legislação e as regras de licenciamento, é o que almeja o mercado, os setores público e privado, e o que o aluno que busca a pós graduação em meio ambiente pode e deve gerar.

Artigos relacionados

About Dafna Obadia

Dafna Obadia é redatora (copywriter) brasileira, com vasta experiência em mídia digital. É blogueira, ama escrever e, atualmente, se dedica ao estudo do Marketing Digital. É formada em Direito e Letras.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.