August 11 2014

Dafna Obadia

Pós-graduação a distância e online


Pós-graduação a distância e online

Fonte: www.seumadroga.com

Você já pensou em fazer uma pós-graduação online, mas não sabe por onde começar e quais cursos escolher?  Leia este artigo e saiba quais tipos de pós-graduações estão disponíveis no Brasil e escolha qual se encaixa no seu perfil. O sonho da faculdade não termina mais na graduação. Na atualidade do mundo globalizado e altamente competitivo, a pós-graduação é fundamental para alcançar uma especialização e ter êxito na carreira profissional. A concorrência é grande. Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado no final de 2013, atualmente são 7 milhões de estudantes nos bancos universitários e mais de um milhão de formados a cada ano. Esse é um dos motivos que faz os empresários exigirem cada vez mais qualificação diferenciada na hora de contratar. A pós-graduação é o primeiro destaque de qualquer currículo. É saber que o novo profissional está em busca de ampliar seus conhecimentos e oferecer mais do que o básico.

Quais os benefícios da pós-graduação a distância e online?

Na era da tecnologia, em que praticamente tudo pode ser feito através da internet, a educação foi uma das áreas que mais beneficiou as pessoas, já que o formato chamado de EAD (Ensino à Distância) se tornou acessível a qualquer pessoa, independente do local onde mora ou da área em que atua. A pós-graduação on-line é atualmente um dos formatos mais procurados por quem busca um diferencial para se destacar. É a oportunidade de melhorar a qualificação no momento que está iniciando a atuação no mercado de trabalho.

Pós-graduação e o mercado competitivo

E para quem já está no mercado, a pós-graduação se tornou necessidade na hora de se atualizar, de melhorar competências e principalmente quando está mudando de área. Muitas vezes vale mais a especialização do que a área de formação. Por exemplo, um profissional que cursou administração de empresas mas fez especialização em agronegócios pode se tornar mais interessante na hora  contratação do que um engenheiro agronômico. Por isso, não raramente, as próprias empresas contratam ou investem num recém formado, as vezes até financiam ou complementam os custos com os estudos. O objetivo é contar com um funcionário melhor preparado para a função que a empresa necessita. Isso porque na graduação, os cursos são mais generalistas e abordam de forma reduzida todas as áreas da profissão. Na pós-graduação, que só pode ser iniciada com a comprovação da conclusão do curso superior, o estudante escolhe uma área do curso para se aprofundar e especializar. É a chance de alcançar um padrão elevado numa área específica do conhecimento, o que melhora as competências científica e técnico-profissional na área.

Lato sensu ou stricto sensu? Qual a diferença e o que escolher?

Na hora de definir a pós-graduação, o estudante pode escolher entre as modalidades: especialização, mestrado ou MBA. A diferença é observada conforme a área em que pretende atuar. São classificados como Lato Sensu os cursos voltados para a prática profissional de especialistas, por exemplo, nas áreas de ciência ou tecnologia. Já os chamados MBA são voltados para a administração dos negócios, com especialização na área de atuação, por exemplo, saúde, alimentação ou industrial. Há ainda o Stricto Sensu, que é o avanço da especialização. Degraus mais altos que garantem títulos como o mestrado e o doutorado. Ou seja, não há limite para os estudos. Sempre há o que aprender e novas áreas de especialização. Artigos relacionados:

About Dafna Obadia

Dafna Obadia é redatora (copywriter) brasileira, com vasta experiência em mídia digital. É blogueira, ama escrever e, atualmente, se dedica ao estudo do Marketing Digital. É formada em Direito e Letras.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.