August 15 2014

Dafna Obadia

Pós em enfermagem


Pós em enfermagem

Fonte: aenfermagem.com.br

Enfermagem abre amplo leque para especialização. Pós graduação transforma enfermeiros em profissionais extremamente preparados para atender nas mais diferentes situações

Com cada vez mais cursos de especialização, a pós graduação na área de enfermagem garante a formação de profissionais fundamentais para o bom atendimento de saúde, queira em momentos críticos ou em tratamentos paliativos.

A área de saúde exige profissionais cada vez mais especializados e isso é uma verdade absoluta para a enfermagem. Essa é uma das profissões mais importantes, pois todo médico necessita de enfermeiros de confiança e bem preparados.

Existem muitas possibilidades de especialização, por isso um único profissional pode realizar vários cursos até obter a preparação desejada. Não importa a área e nem o local em que atua, sempre há uma especialização para ajudar o profissional a ampliar os conhecimentos e atender melhor os pacientes

O principal contato do paciente é sempre com o profissional de enfermagem, é sempre ele  quem faz as checagens e percebe o estado do paciente.

Como fazer pós em enfermagem

A área de enfermagem oferece várias opções de formação, desde o auxiliar de enfermagem, passando pelo técnico, o enfermeiro padrão. Além da graduação, o enfermeiro tem sido um profissional cada vez mais valorizado e é importante se preparar para uma especialização.

Entre os cursos de pós graduação oferecidos hoje, alguns inclusive em versão on-line, estão:

– Instrumentação Cirúrgica e esterilização

– Cuidados Críticos

– Enfermagem em UTI

– Cardiologia\

– Enfermagem dermatológica

– Saúde no Trabalho

– Enfermagem de emergência

– Direito no serviço de saúde

– Hemoterapia, hematologia e terapia de suporte

– Nefrologia

– Saúde da Mulher

– Obstetrícia

– Pediátrica

– Geriatria e gerontologia

– Ergonomia

– Oncológica

E muitas outras áreas.

Importância da pós em enfermagem

O profissional de enfermagem bem preparado é hoje um dos mais completos na área da saúde. Por exemplo, para os pacientes hospitalizados, o enfermeiro representa a assistência integral em relação a qualquer alteração orgânica, funcional e emocional, independente do motivo da internação.

A especialização é importante para ajudar na identificação de sintomas, na observação e na antecipação de atendimento, aumentando as chances de tratamento e de salvar as vidas de pacientes em momentos críticos.

Entre os conhecimentos que são oferecidos nos cursos estão os que envolvem a humanização e bioética, farmácia e prevenção de erros, sinais vitais, manutenção nutricional, interpretação de exames e imagens, dor e sedação, distúrbios pulmonares e ventilatórios, eletrocardiologia, cuidados com pacientes queimados, cirúrgicos e clínicos.

Essa gama de detalhes faz com que os médicos, os hospitais e as clínicas para os mais diferentes tipos de atendimento valorizem os profissionais bem preparados e sempre preocupados em ampliar conhecimentos.

Unindo a prática e a teoria

É verdade que muito se aprende na prática e no dia a dia de contato com pacientes, médicos e outros profissionais da área de saúde, mas o estudo e o treinamento de possibilidades e de atuação é fundamental para ser u a bom profissional e se destacar na profissão.

A área de enfermagem é uma das que mais cresceu nos últimos anos. Os profissionais são requisitados para trabalhar na área pública, em postos de saúde e hospitais, na área privada em hospitais, clínicas de saúde de todas as áreas, de vacinação, laboratórios de análises clínicas e até mesmo em atendimentos particulares, seja para casos de recuperação da saúde ou até para atuar junto a cuidadores de idosos, que hoje é uma área de amplo mercado em decorrência do envelhecimento da população brasileira.

Artigos relacionados:

About Dafna Obadia

Dafna Obadia é redatora (copywriter) brasileira, com vasta experiência em mídia digital. É blogueira, ama escrever e, atualmente, se dedica ao estudo do Marketing Digital. É formada em Direito e Letras.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.