August 15 2014

Dafna Obadia

Pós em deficiência física e visual


Pós em deficiência física e visual

Fonte: www.oitopassos.com

Pós em deficiência visual e física é importante. Cada deficiência tem peculiaridades para tratamento e cuidados, por isso é essencial estar bem preparado para atuar no mercado 

A atuação com as necessidades especiais é cada vez mais importante no dia a dia de todos. Diferentes áreas precisam de profissionais bem preparados para melhorar a interação, os cuidados e o relacionamento com portadores de deficiência física ou visual.

Além das áreas de educação e saúde, que são as que mais atuam com pessoas que têm alguma necessidade especial, cada vez mais de profissionais são procurados e precisam estar preparados com uma boa especialização para atuar com as deficiências.

Por que fazer pós em deficiência física e visual

Na pós graduação, os profissionais são capacitados para atender adequadamente as pessoas com variadas necessidades em diferentes tipos de situação ou condição, visando sempre a inclusão no ambiente escolar, ao ambiente funcional e na sociedade em geral.

Os profissionais que buscam a pós graduação ganham conhecimento adequado para atuar com diferentes recursos e atividades nas áreas de saúde e assistência social realizadas em hospitais, escolas, creches, Organizações Não-governamentais (Ongs) e outras instituições que se dedicam à inclusão dos que tem algum tipo de necessidade especial.

Vantagens da pós em deficiência física e visual

Como a lista de necessidades especiais é grande e as peculiaridades de cada uma maior ainda, a grade curricular da pós graduação em deficiência física e visual é bastante abrangente.

Em modelo lato sensu, o currículo conta com matérias sobre educação especial e alfabetização de portador de necessidades especiais, políticas públicas, fundamentos, teorias e formas de abordar as necessidades, programas que abordam a atenção à diversidade, participação de familiares, amigos e ambiente de trabalho.

Uma das matérias bastante interessante é a que aborda a utilização de novas tecnologias na vida de quem tem deficiência. No caso dos deficientes visuais, é interessante estudar os aplicativos modernos que facilitam a comunicação, a ampliação dos estudos e o melhor desenvolvimento profissional.  Para as deficiência físicas, muitos estudos podem ser realizados envolvendo a adaptação dos deficientes e os avanços conquistados.

Como fazer pós em deficiência física e visual

Os cursos de pós graduação na área de necessidades especiais são oferecidos por diversas universidades e podem se encaixar perfeitamente entre os estudantes.

A grande vantagem é que a pós pode ser feita de forma presencial ou à distância. É preciso saber que independente do formato o estudantes deverá e realizar aulas práticas, em forma de estágio, além elaborar um projeto a ser entregue como conclusão de curso e apresentado em banca.

Algumas disciplinas se destacam pela abordagem da perspectiva inclusiva em relação ao multiculturalismo, estigma e preconceito, as funções cognitivas, sensoriais e motoras, além de métodos e recursos para o ensino de alunos, por exemplo o braile para os deficientes visuais.

Quanto mais qualificação e preparação o profissional está, mais ele se torna interessante ao mercado de trabalho. Na área de educação inclusiva, o mercado cresce a cada dia e o profissional de tornou mais interessante por trabalhar com um mercado ainda em expansão e com muitas novidades a serem implementadas.

Artigos relacionados:

 

About Dafna Obadia

Dafna Obadia é redatora (copywriter) brasileira, com vasta experiência em mídia digital. É blogueira, ama escrever e, atualmente, se dedica ao estudo do Marketing Digital. É formada em Direito e Letras.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.