October 12 2012

Guilherme da Luz

Curso para ser Piloto de Avião


Você sonha em ser piloto de avião? A carreira de piloto de avião é um sonho para muitos e atualmente ela é uma profissão promissora. Em 2010 a ANAC anunciou um aumento de 16,81% no movimento da aviação doméstica no Brasil. Portanto, um mercado de trabalho em expansão. Além disso, a profissão não é rotineira e os salários prometidos são altos. Depois de todo treinamento você começa a voar como copiloto e o salário inicial varia em torno de R$ 2.000 a R$ 3.000, e vai começar a viajar bastante numa vida em que não existe rotina.

Só que antes vai precisar de uma dose extra de dedicação! As exigências podem até limitar o início da profissão para aqueles com mais de 35 anos de idade, pelo menos nas companhias aéreas. Mas você pode conseguir trabalhar na aviação executiva. Vai ser preciso investir na profissionalização, pagando os cursos necessários e ter tempo disponível para todo o treinamento.

O prazo considerado mais curto para se tirar o brevê de Piloto Comercial é de um ano e meio. Se você tiver uma faculdade, aumentam as suas chances no processo seletivo das companhias aéreas. O brevê de Piloto Comercial exige aproximadamente 150 horas de voo. Para ser piloto executivo é interessante que se tenha uma boa fluência em inglês, para aumentar suas chances de ser contratado por um dono de avião particular ou uma empresa de taxi aéreo.[leadform]

Com o Brasil promovendo grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas aumentaram muito as chances para quem é jovem e a tendência é de que os pilotos que agora se formem sejam absorvidos pelo mercado de trabalho nos próximos anos.

A carreira de Piloto exige estudo, planejamento e disciplina de quem quer atingir esse objetivo. As grandes companhias aéreas geralmente exigem na contratação 1.000 horas de voo para quem tem curso superior e 1.500 horas para quem não tem, além de aplicarem um exame de proficiência na língua inglesa.

Se esse é seu sonho prepare-se e seja persistente.  Continue estudando para conseguir seus objetivos. Faça uma faculdade e no futuro, como piloto de avião ou se você resolver optar por outra carreira, o curso superior e o domínio do inglês sempre vão te ajudar em qualquer circunstância.

About Guilherme da Luz

Guilherme da Luz, redator e tradutor, nascido em Florianópolis. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina, já trabalhou em várias agências de propaganda em Santa Catarina e como freelancer, em Londres. Traduziu e segmentou campanhas publicitárias para o Brasil para clientes como YouTube, Wella, Chevrolet, Volvo, Sotheby's e Benetton. Participou também da organização dos Festivais Cannes Lions e D&AD.


DISCUSSÃO

Loading Facebook Comments ...

Discussão

Felipe October 3, 2013 at 11:37 pm

Olá, bom dia

Eu tenho 13 anos, sou do Ceará, tenho uma dúvida, eu queria saber o que é necessário para se tornar um piloto comercial.

Obrigado

João Pedro Assunção April 10, 2014 at 9:58 pm

Olá, bom dia!

Eu tenho 13 anos e sou de São Paulo, queria saber como se torna um piloto de avião. Qual é o melhor curso que eu posso fazer?

Obrigado.

thiaho August 21, 2014 at 3:41 am

Olá, estou interessado em investir na carreira de piloto comercial e queria saber por onde começar.

Abraço.

Lucas September 25, 2014 at 2:02 am

Olá,
Meu nome é Lucas, tenho 14 anos, qual seria a faculdade que eu possa fazer para se tornar mais rápido um piloto?

Abraço.

everardo December 1, 2014 at 6:36 pm

Olá, gostaria de saber o seguinte: tenho 37, se eu começasse os cursos PPA e PCA, pelas minhas condições financeiras, terminaria os cursos entre 3 e 5 anos. Você acha que seria vantagem? Você acha que o mercado de trabalho estaria aberto para mim? Obrigado.

Arlindo Correia April 12, 2015 at 12:36 am

Olá, bom dia!

Eu tenho 16 anos, e queria saber como se torna um piloto de avião. Qual é o melhor curso que eu posso fazer?

Obrigado.

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.