October 12 2012

Anna Raphaela Drumond

Curso de Mestrado: vá além do seu diploma!

Há muito o que estudar após a graduação! O curso de mestrado abre muitas portas para você. Seja um (grande) mestre! Saiba mais sobre o mestrado aqui.

Mestrado: vá além do seu diploma! O título de mestre espera por você.

Parabéns, você se formou! A família está feliz, seus dias ou noites de cansaço finalmente lhe renderam uma recompensa. Mas, e agora? O que fazer? Partir para o mercado ou investir mais alguns anos de estudo?

Apos a graduação há opções para que quer continuar estudando. A pós-graduação é um curso de especialização, de curta duração, conhecido no Brasil como Lato Sensu . Há diversas ofertas e dependendo da faculdade, você pode fazer o curso simultaneamente ao seu curso de graduação. Ha ainda o mestrado, onde o tempo de estudo é maior. Este é o caminho escolhido para aqueles que pretendem seguir o caminho da docência. Ao curso de mestrado se dá o título de Sricto Sensu. No curso de Sricto Sensu, ou seja, o mestrado, procura-se novas teorias para os fatos e as relações que isso pode empregar.

O mestrado no Brasil parte da proposta do aluno de um projeto de pesquisa.Essa ideia deve estar relacionada ao projeto de seu orientador,  o professor doutor que mantém uma linha de pesquisa na área escolhida. Você pode acessar o site da CAPES  para conhecer as pesquisas em andamento ou procurar seus professores na Universidade para receber orientações. O curso de mestrado tem duração de dois anos ou mais dependendo do curso e da instituição.

Além do projeto de pesquisa, o candidato ao mestrado deve apresentar seu currículo escolar (as notas semestrais durante seu curso de graduação). O processo seletivo pode variar; alguns cursos selecionam os alunos por entrevista, em outros, é necessário fazer uma prova. Mas em ambos os casos, uma carta de recomendação de um de seus professores e o fato de ter feito iniciação cientifica durante a graduação ajudam- e muito!

O título de mestre é requisito para dar aula em algumas universidades (outras somente aceitam o doutorado), mas também há outros caminhos que não a sala de aula. O mercado está cada vez mais procurando especialistas, e um título de mestre pode aumentar o salário a uma média de 3 vezes mais do que o de um profissional graduado.

Uma opção para que tem que trabalhar ou mora longe dos grandes centros é o mestrado a distância. Existem cursos oferecidos em diversas áreas e para diversos bolsos. Instituições reconhecidas como a FGV e a USP oferecem essa opção. Além dessas há diversas outras, inclusive fora do Brasil, que oferecem cursos on line com material e aulas pela internet, além de um canal direto com o orientador e outros colegas.

Seja presencial ou um mestrado a distância, este curso irá impulsionar sua carreira e lhe proporcionará uma visão ampla sobre o tema que você se interessa. Seja no caminho da docência ou empresarial, os estudos além da graduação farão toda a diferença na sua vida.