Melhores faculdades do Rio de Janeiro


Melhores faculdades do Rio de JaneiroA Cidade Maravilhosa tem índices que deixam muitas outras cidades brasileiros com uma leve pontada de inveja, como, por exemplo, a maior rota turística internacional do País, já que o Rio de Janeiro é um dos palcos mais versáteis para abrigar eventos diversos, bem como para atrair a atenção de investidores estrangeiros.

No âmbito da educação, por sua vez, o Rio de Janeiro registra extremos desequilibrados, segundo as últimas avaliações do MEC (o Ministério da Educação). O estado já registrou, no último ano, a pior universidade do país como sendo a Universidade Santa Úrsula, com IGC (que é o Índice Geral de Cursos) contínuo de 1,160 – em uma média avaliada pelo órgão que vai de 1 a 5.

Ainda considerando as melhores faculdades do País, pela avaliação realizada pelo MEC em dezembro de 2014, a melhor colocada, ente os centros universitários do Rio de Janeiro, está a UENF, que ficou na 11º colocação geral, registrando 3,9124 de IGC contínuo. A UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – ficou na posição seguinte, com 3,8597 de IGC contínuo.

As melhores faculdades do Rio de Janeiro

Mantendo o ranking somente no Estado do Rio de Janeiro, vale citar que a FGV aparece na segunda posição com a sua Escola Brasileira de Economia e Finanças, com 4,8481 de IGC contínuo. Coincidentemente, ou não por coincidência, a terceira posição também ficou com a FGV, com a sua Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, mantendo o registro de 4,6304 de IGC contínuo.

Para citar mais a FGV, a organização também conta com a 8ª melhor faculdade do Brasil, com a Escola Superior de Ciências Sociais, garantindo um IGC contínuo de 4.3959. Motivos múltiplos para a instituição comemorar.

Existe mais uma série de universidades do rio de Janeiro que merecem menção, no ranking elaborado pelo Ministério da Educação, e que listaremos logo a seguir. São elas:

  • IME, que possui um registro de 4,2266 no IGC contínuo;
  • INFNET, com um IGC contínuo registrado de 3,8162;
  • Faculdade Arthur Sá EARP Neto, somando 3,7295 de IGC contínuo;
  • Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC Rio, como IGC contínuo de 3,7045 pontos.

Dessa forma, vê-se o quanto o Rio de Janeiro acumula contrastes, no nível de educação universitária. E, justamente por isso, uma profunda pesquisa deve ser realizada antes de escolher a universidade de sua preferência, uma vez que ela é a porta de entrada para os seus rumos profissionais.

About Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.