September 21 2015

Roberta Clarissa Leite

Fisiologia do Exercício


Você pensa em fazer uma faculdade de Educação Física e já quer ficar por dentro de possíveis especializações dentro da área? Conhece a pós-graduação em Fisiologia do Exercício? Confira o artigo do professor Yesudian Yamada da Gama especializado na área e mestre em Biociências e comece a entender melhor sobre o assunto.

Hormônios que regulam a glicemia

Nesta postagem irei comentar um pouco sobre os hormônios que regulam a glicemia (açúcar no sangue) e como eles influenciam na performance e na estética.

Quando ingerimos uma grande quantidade de alimentos, principalmente carboidratos, ocorre o aumento da glicose sanguinea, a qual estimula as células beta do pancreas a liberar insulina. Esta insulina irá ativar o receptor de insulina na célula, gerando algumas reações bioquímicas, na qual irá resultar na translocação dos receptores GLUT (receptores de glicose) para a membrana, assim absorvendo a glicose! Mas quais células e tecidos irão utilizar a glicose? Todos os tecidos do corpo, mas principalmente o cérebro, músculos, figado e tecido adiposo (nesta ordem). Porém o cérebro não precisa de insulina para absorver a glicose, já os músculos, fígado e tecido adiposo sim, a não ser que seja realizado exercício físico, então os receptores GLUT4 (específicos do músculo) serão translocados mesmo na ausência de insulina (importantíssimo para diabéticos tipo II) (FIGURA 1).

hormonio

Figura 1

Quando a quantidade de alimento ingerida no dia é menor do que a quantidade necessária para realizar as atividades diárias, treinos, etc, outro hormônio é liberado para gerar essa energia que falta. É o glucagon, um hormônio secretado pelas células alfa do pâncreas, que tem como função quebrar o glicogênio armazenado no fígado, e enviar a glicose ao sangue. Depois disso se ainda não houver alimento, outro hormônio é liberado, só que desta vez pelas glandulas supra-renais, que é o famoso cortisol. Ele irá realizar gliconeogênese (geração de glicose a partir de outros substratos) a partir de triglicerideos e proteínas musculares! Ou seja, você irá perder tanto massa gorda quanto massa muscular! E todo o sacrifício feito durante o treinamento será perdido.

Caso você ingira mais alimento do que o necessário, a energia extra, depois de ir ao cérebro e músculo, irá para o fígado ser armazenada, e caso você continue comendo, o que sobrar irá ser armazenado como triglicerídeos no tecido adiposo.

Por esses motivos que é necessário que ocorra a ingestão de refeições balanceadas a cada 3 horas, evitando que a glicemia caia e aqueles hormônios sejam liberados tentando manter a homeostase. Outro ponto importante é ingerir alimentos de baixo índice glicêmico, pois eles mantêm a glicemia por mais tempo, e não geram picos de insulina que poderiam ter um efeito rebote, acumulando gordura, baixando a glicose novamente e liberando glucagon e cortisol e reduzindo a massa muscular.

Então para concluir, uma alimentação desbalanceada por um certo período, poderá transformar seu corpo em um monte de gordura com pouca massa muscular. Por outro lado se você se atentar a esses detalhes, poderá contribuir para um corpo forte, saudável e com um mínimo de gordura.

Um corpo com excesso de tecido adiposo e outro normal

Um corpo com excesso de tecido adiposo e outro normal

Texto da autoria do Profº Yesudian Yamada da Gama
Fisiologista do Exercício
http://www.consultoriaesportivaonline.com

REFERÊNCIAS:

  • BERNE E LEVY. FISIOLOGIA
  • ROBERTO SIMÃO. FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO PARA GRUPOS ESPECIAIS

About Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experiência em radiofonia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.