Fique preparado para entrar em uma faculdade


Você já escolheu qual profissional deseja ser e se preparou o ano inteiro para prestar o vestibular para seu curso dos sonhos. Porém, será que você realmente está preparado para entrar em uma faculdade? Encontre aqui a resposta.

Desde muito cedo começamos a pensar em qual carreira seguir e estudamos muito para chegar a ser um profissional de determinada área. São anos de preparação que vão desde a pré-escola até o cursinho depois do Ensino Médio. Estudar faz parte da vida da criança, do adolescente, do jovem e, mesmo quando adultos, ainda buscamos nos aprimorar.

Se você ainda não se sente preparado para entrar na faculdade o melhor é fazer um cursinho para aprimorar seus conhecimentos e tirar dúvidas sobre cada conteúdo que cairá no vestibular. O cursinho é de grande ajuda para quem quer ingressar na faculdade e ainda não está totalmente pronto. Nele você pode tirar dúvidas sobre as matérias que caem em vestibular e que você é mais inseguro. Poderá se preparar para fazer uma boa redação, entre outros.

Passei no vestibular, mas ainda tenho dúvidas

E quando você já se preparou para o vestibular, passou na prova, mas quando chegou a hora de se inscrever deu aquele “friozinho” na barriga? Que tal pesquisar mais sobre os cursos que tem a ver com seu perfil para tomar a melhor decisão? Conheça-se mais a fundo e passe a traçar metas de realização em longo prazo, buscando informações sobre a sua escolha para o mercado profissional.

Assim que você tiver a certeza de que o curso que você foi aceito é o que você vai querer seguir como carreira, então se dedique! Dedicar-se é mais do que prestar atenção em sala de aula. É anotar o conteúdo, revisá-lo antes da próxima aula para que, caso tenha alguma dúvida, você possa tirá-la com o professor e não fique nenhum questionamento quanto ao conteúdo passado. Isso é importante, pois acumular dúvidas só fará com que você não consiga eliminá-las a tempo de uma prova, por exemplo.

Dedicação nos estudos só depende de você quando estiver em uma faculdade. Não vá pensando que o professor vai pegar no seu pé como fazia no colégio. Ele passará o conteúdo, explicará e abrirá um espaço para quem tiver dúvida.

Pergunte o quanto precisar dentro da sala de aula, antes do término dela, porém, se surgirem outras, não espere o tempo passar para solucioná-las.

A importância das matérias: português e matemática

Se você nunca deu muita importância às aulas de matemática e português até o Ensino Médio, saiba que essas matérias farão muita falta à sua vida acadêmica. Isso porque todos os anos de estudos serviram de base para a faculdade e se você “passou batido” nessas matérias, dependendo do curso escolhido, vai fazer falta tudo o que você não assimilou.

Muitos alunos chegam ao ensino superior e precisam correr atrás do prejuízo. Tem casos, inclusive, de alunos que tiveram que voltar a decorar a tabuada. Mas não é só isso, outras matérias podem ser de extrema importância, como a física e a química.

Pois pare para reparar e veja que sempre terá matérias que te levarão às antigas de português e matemática e, em cursos de áreas exatas e biológicas, até mesmo nas de química e física. Isso porque cada matéria da faculdade, por mais diferente e profunda que seja, terá os princípios de fazer operações simples de matemática, por exemplo. Já o português não é preciso nem citar porque com a grande realização de trabalhos uma linguagem correta garante a melhor nota também. E a física, química e demais áreas? Se fizer engenharia ou áreas relacionadas com certeza sentirá bastante falta do que deveria ter aprendido no Ensino Médio devido aos diversos cálculos que terá que realizar.

Talvez você esteja se perguntando como pode um aluno estudar durante anos, passar no colegial e no vestibular e não saber as matérias básicas que já aprendeu um dia. Mas é normal que isso aconteça devido ao grande número de coisas que aprendemos na escola, sem contar que quando você faz uma pausa para entrar numa faculdade somente depois de alguns anos é ainda mais difícil lembrar.

Para quem ainda está no Ensino Médio, saiba que tudo o que é ensinado pelo seu professor em sala de aula é importante aprender. Afinal, é para isso que você está lá e seu professor também. Não adianta achar que não vai precisar disso ou daquilo para o futuro da sua carreira. Mas para quem já se formou e não prestou tanta atenção ou mesmo prestou, porém já esqueceu com o tempo é possível fazer um curso online e refrescar todos os conhecimentos importantes para entrar numa faculdade sabendo das matérias básicas para que as mais difíceis fiquem mais fáceis.

Calma que isso tudo não quer dizer que a faculdade seja um “mar de espinhos”, mas ao contrário, é interessante e motivadora, mesmo porque você estará se preparando para seguir a carreira que escolheu. A única coisa que pode ser mais desafiadora é recordar os velhos conhecimentos de escola, mas estando preparado antes tudo fica muito mais fácil.

E lembre-se: faculdade é mais uma etapa das muitas que você passou desde a primeira infância para ser um excelente profissional. Portanto, esforce-se e se empenhe! Você merece estar ali, pois deixou muitos concorrentes para trás, garantindo a sua vaga. Curta cada momento com seus amigos e professores. Tire proveito de tudo o que puder.

Estude, revise conteúdos, tire dúvidas e pegue seu diploma na mão!

About Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.