April 13 2013

Andréia Silveira

Fatec


A história da FATEC começou em janeiro de 1968, quando o Governador do Estado de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, constituiu um grupo de trabalho que iria estudar a viabilidade da implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia que teria a duração de dois a até três anos. Em 1969, foi fundado o Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo, com a primeira aula ministrada em 1970, pelo Governador do Estado.

O Conselho Estadual de Educação aprovou, em abril de 1970, a instalação e o funcionamento do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo com os seguintes cursos: Mecânica, com as modalidades Desenhistas Projetista e Oficinas; Construção Civil, com as modalidades Movimento de Terra e Pavimentação, Obras Hidráulicas e Edifícios.

Foi então que, em abril de 1973, a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) foi criada e até hoje, já colocou mais de 17.000 tecnólogos profissionais de nível superior formados em conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos. Nos dias atuais, a Fatec possui unidades em 44 municípios paulistas, como: Catanduva, Santos, Americana, Mauá, Bragança Paulista, Araçatuba, Itaquaquecetuba, Praia Grande, Mococa, Barueri, São Sebastião, Capão Bonito, Bauru, Botucatu, Osasco, Presidente Prudente, Carapicuíba, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Cruzeiro, Franca, Garça, São Paulo, Guaratinguetá, Guarulhos, Itapetininga, Pindamonhangaba, Tatuí, Indaiatuba, Itu, Sorocaba, Jabuticabal, Jales, Taquaritinga, Jaú, Jundiaí, Lins, Marília, Piracicaba, Mogi Mirim, Ourinhos, São José do Rio Preto, Santo André, São Caetano do Sul e Sertãozinho.[leadform]

Entre os principais cursos ministrados pela FATEC, estão: Comércio Exterior, Radiologia, Gestão do Agronegócio, Produção, Turismo e Hospitalidade, possuindo ênfases em Gestão de Empreendimentos Turísticos e também em Eventos em Negócios, Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação, Marketing, Bioenergia Sucroalcooleira, Sistemas de Informação e Logística Aeroportuária, Eletrônica – Modalidade Automação Industrial, Eletrônica – Modalidade Autotrônica, Eventos, Construção Civil – Modalidade Edifícios, Construção Civil – Modalidade Movimento de Terra e Pavimentação, Logística e Transportes, Secretariado Executivo, Informática com ênfases em Banco de Dados e em Redes de Computadores, Redes de Empresas e outros.

A carga horária média dos cursos ministrados pela FATEC é de 2.700 horas, com até três anos de duração. Sendo que a carga horária exigida pelo Ministério da Educação (MEC) é de 2.400 horas para os cursos de bacharelado, podendo-se concluir que, em comparação aos cursos superiores tradicionais, as graduações que são oferecidas pelas FATECs formam profissionais com uma carga horária equivalente ou até superior a de vários bacharelados.

Para se tornar um aluno, é preciso prestar o processo seletivo, vestibular, que acontece em todas as unidades em duas vezes ao ano. A prova possui 48 questões de múltipla escolha, com conteúdo que abrange o núcleo comum do ensino médio, como biologia, história, geografia, física, química, matemática, inglês, português e também redação. Para se inscrever no processo seletivo, é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição.

Por que estudar na FATEC

A FATEC é uma organização estadual paulista pública e gratuita que dispõe de educação superior de qualidade em nível de graduação e pós-graduação. Seus cursos possuem um perfil especifico de egresso, atendendo as reais necessidades do mundo do trabalho de sua cidade e região.

Com um corpo docente experiente, titulado e excelente, as FATECs possuem uma ótima infra-estrutura, com um dedicado corpo administrativo e operacional. O aluno que ingressa na FATEC começa a fazer parte de uma faculdade pública de alto nível, com cursos superiores de curta duração e de grande aceitação no mercado.

Vantagens da FATEC:

• Cursos de curta duração;
• Cursos mais especializados;
• Carga horária flexível, onde é possível trabalhar/estagiar durante o curso;
• Alto índice de empregabilidade de ex-alunos;

As FATECs são reconhecidas, nacionalmente, por formar profissionais de notória qualidade na área de tecnologia de logística e transportes, tecnologia da informação e de mecatrônica.

Com um alto padrão de qualidade dos laboratórios, a FATEC possibilita a realização de ensaios certificados e também a formação de mão-de-obra especializada.

Se você quiser saber mais informações sobre a FATEC, preencha o formulário em nosso site.

About Andréia Silveira

Andréia Silveira está cursando Turismo e fez diversos cursos na área de tecnologia. É escritora freelancer e tem uma enorme paixão pela escrita, com o interesse na criação e publicação de artigos de qualidade em diversas áreas do conhecimento.


DISCUSSÃO

Loading Facebook Comments ...

Discussão

Elaine.Felipe August 27, 2013 at 11:13 pm

Boa tarde,

Gostaria de saber como posso me inscrever.

Grata.

Ademir Gonçalves de Moraes January 21, 2014 at 5:48 pm

Bom dia,
Será que tem algum curso na área de programação de computadores?

Obrigado

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.