October 12 2012

Regina Di Ciommo

Faculdades tecnológicas ou ensino superior profissionalizante


Para você que deseja um curso de curta duração com colocação garantida!

As faculdades que oferecem cursos superiores profissionalizantes atendem à procura dos alunos que buscam uma formação superior rápida e de caráter técnico, que possibilite a rápida entrada no mercado de trabalho, eliminando a formação básica dos primeiros anos dos cursos tradicionais. Algumas profissões tecnológicas absorvem os recém-formados com grande facilidade, principalmente na área de informática e no comércio e serviços, como é o caso das faculdades de Hotelaria e Gastronomia, em razão do crescimento do setor do turismo no Brasil. Procure saber mais sobre os cursos técnicos e tecnológicos para decidir quais deles é melhor para  profissão ideal para você.

Esses são, por exemplo, cursos mantidos pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Essa é uma instituição educacional sem fins lucrativos, criada para atualizar e qualificar profissionais para o mercado de trabalho nos setores de comércio e serviços. A atuação do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) se desenvolveu para atender às necessidades da indústria, produzindo cursos que, além da preocupação de colocar os alunos no mercado de trabalho, também oferecem a formação humana e social.

Além da aprendizagem industrial e comercial, os cursos de nível médio e de qualificação profissional, o SENAI e o SENAC também atuam no nível superior. Atualmente você pode optar ainda por fazer uma pós-graduação nessas instituições. O aluno também pode seguir sua formação profissional fazendo uma especialização em nível superior. Cada Departamento Regional do SENAI ou SENAC adota seu próprio sistema e oferece seus cursos, pois possuem autonomia administrativa.[leaform]

Uma opção em educação tecnológica de qualidade é a FATEC-SP, mantida pelo governo do estado de São Paulo e vinculada à UNESP (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho). Os cursos da FATEC-SP colocam no mercado de trabalho milhares de profissionais de nível superior, com formação que abrange conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos. Os currículos são adequados ao desenvolvimento tecnológico e acadêmico, atualizados constantemente, segundo as demandas sociais de bens e serviços.

About Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.


DISCUSSÃO

Loading Facebook Comments ...

Discussão

Mais comprometimento e profissionalismo no ensino universitário | Webinsider January 30, 2014 at 3:56 pm

[…] superior ocorrida nos últimos dez anos, existe também uma gama de faculdades tecnológicas e cursos profissionalizantes direcionada àqueles que necessitam de uma formação rápida e de caráter […]

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.