February 26 2013

Regina Di Ciommo

Faculdades em Salvador: garanta seu futuro nas tradicionais escolas de Salvador!


A tradição de boas faculdades em Salvador vem do tempo do império. Os cursos superiores da Bahia foram os primeiros a serem criados no Brasil. A Universidade Federal da Bahia teve início em 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI instituiu a Escola de Cirurgia da Bahia. Ainda no século XIX, foram criados os cursos de Farmácia (1832), Odontologia (1864), a Academia de Belas Artes (1877), a faculdade de Direito (1891) e Politécnica (1896). A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foi criada em 1941.

A denominação de Universidade Federal da Bahia data de 1950, quando foram integradas diversas escolas isoladas e constituídos outros cursos. As áreas de artes, humanidades e saúde se fortaleceram, com a construção do Hospital Universitário, a criação dos cursos de Dança, Música e Teatro. Durante a década de 1960, o Cinema Novo e o Tropicalismo ali se alicerçaram, numa instituição que se tornou cada vez mais moderna.

Dentre as faculdades de Salvador de caráter privado destaca-se a Faculdade Ruy Barbosa, criada em 1989. A instituição mantém os cursos de graduação em Administração e Tecnologia em Processamento de Dados. Atualmente oferece 20 cursos de graduação em 2 campi e 19 cursos de pós-graduação. A Faculdade Ruy Barbosa foi classificada por 3 vezes como a melhor colocada no ensino particular, segundo o Índice Geral de Cursos – IGC do MEC.

Outra boa opção de faculdades em Salvador é a Universidade Salvador – UNIFACS, que também já foi classificada como a melhor universidade particular da Bahia e 2ª. da região nordeste, no IGC. A instituição oferece cursos de Graduação Plena e Graduação Tecnológica, nas modalidades presenciais e a distância, além de pós-graduação.

About Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.