February 26 2013

Regina Di Ciommo

Faculdade de Medicina


Faculdade de Medicina: seja um profissional da saúde que domine competência e atitude

MEDICINA é a arte e ciência de evitar ou curar doenças, mas o seu conceito foi ampliado para incluir os conhecimentos relativos à manutenção da saúde e também a prevenção das doenças. Mas recentemente o conceito de saúde foi ampliado, para incluir o bem estar físico, psicológico e social. Portanto, a faculdade de Medicina precisa, atualmente, estar comprometida com a humanização dos serviços e com atenção integral ao cidadão. Uma boa faculdade de Medicina é aquela que oferece uma proposta de ensino em que os cuidados preventivos, a busca do bem-estar e da qualidade de vida, de maneira que o médico é capacitado para o atendimento do indivíduo em sua dimensão plena.

A Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo, criada em 1934, possui a qualidade de ensino que possibilitou sua classificação com o padrão “A” conferido às melhores escolas do mundo. Seus cursos são de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão de serviços à comunidade, com o atendimento público e gratuíto de alta qualidade no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Algumas novas propostas de novas faculdades de Medicina privadas oferecem ao estudante a possibilidade de pratica de simulação e aquisição de habilidades desde o início do curso. Essas habilidades também são ampliadas nos estágios acadêmicos e atendimento à comunidade. Algumas já oferecem laboratórios com ambientes em que robôs e equipamentos de realidade virtual facilitam a compreensão do conhecimento adquirido em aulas. É importante que a faculdade de Medicina possua convênios com hospitais públicos e privados, para possibilitar o desenvolvimento acadêmico e prático por parte dos alunos.

About Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.