October 12 2012

Guilherme da Luz

Faculdade de Letras ou Línguas estrangeiras, uma boa escolha!


O curso de Letras possibilita uma análise crítica da linguagem, em sua diversidade de manifestação. Assim, o estudante de uma faculdade de Letras pode tornar-se um docente, desde o ensino de nível fundamental, até o médio ou mesmo superior, e também dedicar-se à pesquisa. O graduado em faculdade de Letras pode também trabalhar em outras atividades profissionais, como editoração, produção de textos, revisão e crítica literária, como também tradução. Essas atividades exigem o conhecimento de línguas e o conhecimento de culturas estrangeiras, levando à habilidade de trabalhar com textos.

Muitos profissionais formado em Letras ou especializados em tradução estão adaptando campanhas publicitárias produzidas na Língua Inglesa e adaptando-as para o português do Brasil. Esta nova técnica chama-se transcreation e o publicitário Guilherme da Luz, do site Brazilian Copywriter, apresenta alguns exemplos interessantes como a adaptação de uma campanha da Heineken e Avon.

A faculdade de Letras pode iniciar-se com um ano introdutório, que visa fornecer elementos para compreender a linguagem humana e fundamentar as disciplinas que são desenvolvidas nos demais períodos. Depois de um ano básico, o aluno pode optar pela área em que deseja habilitação, que pode ser nas especialidades de Português, Alemão, Árabe, Armênio, Chinês, Espanhol, Francês, Grego, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Russo ou Linguística. Em qualquer das especialidades escolhidas, o estudo da literatura é muito importante, ao lado do aprendizado da língua. Os bons cursos de Letras possibilitam habilitação dupla, isto é, em Português e em uma Língua e Literatura ou Linguística Estrangeira.

A faculdade de Letras da USP (Universidade de São Paulo) é indicada por oferecer renome internacional e um grande leque de opções para graduação dentro do curso. O primeiro ano é generalizado e básico, para possibilitar a certeza da opção que se quer fazer. As faculdades públicas de Letras têm professores que, em geral, são doutores e o nível das aulas é bem mais avançado, pois seus vestibulares exigem um melhor nível de preparação dos alunos.

Dentre as faculdades de Letras particulares destaca-se a PUC (Pontifícia Universidade Católica). Já que os vestibulares para os cursos de Letras não são muito concorridos para ingressar, é bom tentar as melhores escolas primeiramente, porque outras podem não oferecer a mesma qualidade. Faça uma boa escolha! Boa sorte nos vestibulares!

About Guilherme da Luz

Guilherme da Luz, redator e tradutor, nascido em Florianópolis. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina, já trabalhou em várias agências de propaganda em Santa Catarina e como freelancer, em Londres. Traduziu e segmentou campanhas publicitárias para o Brasil para clientes como YouTube, Wella, Chevrolet, Volvo, Sotheby's e Benetton. Participou também da organização dos Festivais Cannes Lions e D&AD.


DISCUSSÃO

Loading Facebook Comments ...

Discussão

rayane July 21, 2013 at 11:37 pm

Olá,

Ótimos cursos que vocês proporcionaram para nós.

Grata, muito grata

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.