October 12 2012

Guilherme da Luz

Faculdade de Direito: torne-se um profissional liberal ou escolha a carreira jurídica


O curso de Direito é um dos mais concorridos do país. Estima-se que hoje exista mais de 500.000 estudantes nas faculdades de Direito em todo Brasil.

A faculdade de Direito tem duração de 5 anos e ao concluir o estudante recebeu o título de bacharel. Entretanto, ainda não pode exercer a profissão, devendo primeiramente submeter-se ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Ao estudar em uma faculdade de direito o estudante terá contato com o conhecimento necessário para exercer uma das muitas profissões relacionadas ao curso de direito.

A faculdade de Direito exige que o estudante leia muito e desenvolva a capacidade de redação, com a formulação de ideias e análise de textos filosóficos e jurídicos. O bacharel em direito pode optar por advogar ou seguir a carreira jurídica, prestando concursos públicos para atuar como Delegado de Polícia, Magistrado ou Juiz, Promotor e Procurador de Justiça. Pode também tornar-se profissional especializando-se na área financeira, tributária ou administrativa.

O importante é achar o curso e a faculdade ideal para você. Os cursos de Direito no Brasil sofreram uma redução de 6.323 vagas nos vestibulares desde 2008. O corte no número de vagas do curso de direito foi determinado pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte do acordo assinado com as instituições de direito que obtiveram um resultado insatisfatório no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Por esse motivo é bom prestar bastante atenção quanto à avaliação da faculdade de Direito escolhida, para não ter surpresas desagradáveis com o seu diploma.

About Guilherme da Luz

Guilherme da Luz, redator e tradutor, nascido em Florianópolis. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina, já trabalhou em várias agências de propaganda em Santa Catarina e como freelancer, em Londres. Traduziu e segmentou campanhas publicitárias para o Brasil para clientes como YouTube, Wella, Chevrolet, Volvo, Sotheby's e Benetton. Participou também da organização dos Festivais Cannes Lions e D&AD.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.