February 14 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Faculdade de astronomia


Faculdade de astronomiaUm curso muito procurado atualmente é o de faculdade de astronomia. Mas você sabe como é o mercado nesta área? Entenda melhor!

Quem gosta desta ciência que estuda o universo diante de teorias físicas e observações feitas em telescópios com certeza já pensou em ser um astrônomo, não é mesmo?

A função deste profissional é investigar o cosmo, desde sua origem até sua evolução, usando para isso ferramentas como câmeras e telescópios para a observação as estrelas, galáxias, planetas e diversos corpos. Com isso, ele observa os movimentos e disposição destes corpos no espaço, bem como sua composição química.

Mercado de trabalho do astrônomo

Para atuar no mercado, após fazer sua faculdade de astronomia, é preciso realizar uma pós-graduação e então aproveitar o crescimento da área no Brasil (movido ao investimento do governo no setor) para ser professor ou pesquisador.

Além disso, o profissional pode atuar em planetários, como sugere o coordenador do curso de Astronomia da UFRJ, no Rio de janeiro, Alexandre Lyra de Oliveira,  a fim de trabalhar com divulgação científica.

Há possibilidades diversas em trabalhar como astrônomo em locais como Embratel e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), onde monitorará a órbita dos satélites; além de ter uma licenciatura em Física e dar aulas para o ensino médio.

O salário de um profissional de astronomia fica na faixa de R$ 5.000, inicialmente, mas vale lembrar que isso pode mudar bastante conforme sua área de atuação e local de trabalho.

Como é o curso na faculdade de astronomia

Não basta ficar sentado atrás de telescópio observando as estrelas quando quiser fazer sua faculdade de astronomia. Muitos dos instrumentos modernos fazem esta observação sozinhos, através da manipulação de computadores, enviando os dados para a internet. Sendo assim, será preciso conhecer estes novos métodos antes de se aventurar na profissão.

Com certeza vai estudar muito matemática e física, aperfeiçoando-se depois em matérias como instrumentação, desenvolvimento de códigos numéricos, divulgação científica e pesquisas.

A faculdade de astronomia tem duração de quatro anos, no geral, podendo variar de acordo com especializações e tipos de cursos disponibilizados na área.

Quando fazer faculdade de astronomia

Como em toda e qualquer faculdade, você primeiro deve levar em conta o seu gosto pessoal, além de analisar o mercado como um todo e sua possível projeção daqui a alguns anos. É importante responder a perguntas como:

  • Gosto de observar os planetas, estrelas e corpos diversos do espaço?
  • Tenho habilidades para lidar com telescópios e observar atentamente movimentos minuciosos destes corpos?
  • Estou disposto a aprender a manusear instrumentos mais modernos que facilitam esta observação?
  • Gosto de números e não terei problemas para cursar muito de matemática e física na faculdade?
  • Estou disposto a trabalhar nas áreas oferecidas no Brasil, visto que se quiser atuar fora da sala de aula posso ter que mudar de cidade em busca de planetários e locais com vagas de trabalho nesta área?

Se você respondeu a sim em quase todas estas perguntas, com certeza deve fazer sua faculdade de astronomia. Se ficou na dúvida, pense um pouco mais e invista na melhor opção para seu futuro!

Artigos relacionados:

About Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.