October 12 2012

Guilherme da Luz

Faculdade de Arquitetura – ao criar espaços, o arquiteto é artista e cientista.

Com o crescimento das cidades, principalmente no século 20, quando as construções se verticalizaram, com altos edifícios em grandes metrópoles, surgiram novas necessidades para abrigar os seres humanos, com novos conceitos pra organização dos espaços. O arquiteto é o profissional que trabalha com a criação de espaços adequados para a sociedade. Essa criação exige não só o conhecimento dos meios para conseguir esse objetivo, mas também uma base cultural abrangente, para entender os desejos das pessoas, buscando formas espaciais com estabilidade, praticidade e conforto.

A arquitetura é considerada arte e ciência porque está em constante renovação e criação. O arquiteto enfrenta hoje o desafio de trabalhar com o espaço urbano ou livre de uma forma ecologicamente sustentável, tentando reverter a tendência da sociedade de usar os bens comuns de forma incorreta, sem preocupação com o futuro. A tendência atual da arquitetura é de criar espaços horizontais e naturais, procurando a  beleza nas soluções encontradas e a funcionalidade.

No Brasil existem ótimas Faculdades de Arquitetura, dentre as quais se destacam a FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, a UNB – Universidade de Brasilia, a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Faculdade de Arquitetura da USP – campus São Carlos, SP, a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e a UNICAMP – Campinas.

A FAU possui Curso de Arquitetura e Urbanismo e Curso de Design.  Os arquitetos formados desenvolvem habilidades para formular planos e projetos de desenvolvimento, sistemas urbanos, restauração de espaços construídos, alternativas de habitação popular e edifícios públicos. Para buscar novos conhecimentos, o currículo oferece integração com conteúdos de ciências sociais, de tecnologia e prática de projeto, não encontrados em outras faculdades de Arquitetura.

A UNB seleciona candidatos em dois vestibulares por ano. O Sistema de Cotas tem reservadas 20% do total das vagas. Os alunos do ensino médio podem testar seus conhecimentos se inscrevendo no vestibular como treineiros. O estudante recebe uma nota de desempenho, mas não pode efetuar a matrícula

A graduação da Faculdade de Arquitetura da UnB prepara os alunos para as necessidades do mercado de trabalho. Primeiramente o estudante aprende a história e a teoria da arquitetura, conhecimentos sobre estrutura das construções, tecnologia e instalações. Posteriormente, trabalha com projetos, desde o paisagismo até o urbanismo, com ênfase na sustentabilidade. Seus laboratórios incluem o conforto ambiental, com reprodução de condições de iluminação e ventilação, além de construção de maquetes.
A Faculdade de Arquitetura da UFRGS é uma das mais tradicionais e qualificadas no país. São aproximadamente 3.000 arquitetos formados. Suas atividades vão além da graduação, expandindo-se para pesquisa e pós-graduação.

A Arquitetura da USP em São Carlos, interior de São Paulo, conta com 45 vagas e o curso é oferecido em período integral. O curso é tem o índice de 24,7 candidatos por vaga, sendo o mais concorrido desse campus da USP. O segundo mais procurado é o de Engenharia Civil e o terceiro de Engenharia Aeronáutica.

A Faculdade de Arquitetura da UFMG é uma das mais antigas do Brasil, tendo sido fundada em 1930. O curso é muito conceituado, com ênfase na qualidade de ensino, extensão e pesquisa, e é voltado para a realidade do desenvolvimento socioeconômico do país.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP é recente, formou sua primeira turma em 2004. A média de candidatos por vaga é de 60, sendo o segundo curso mais procurado da UNICAMP. Sendo oferecido por uma das melhores universidades do país, o curso é voltado para os problemas das cidades brasileiras. O currículo inclui a história, sociologia, tecnologia, metodologia de projeto, gerenciamento, etc. As aulas são no período noturno e em alguns momentos aos sábados pela manhã. A dedicação para acompanhar o curso deve ser integral, para que os trabalhos propostos possam ser desenvolvidos e para a participação em atividades extracurriculares.

Sobre o autor: Guilherme da Luz

Guilherme da Luz, redator e tradutor, nascido em Florianópolis. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina, já trabalhou em várias agências de propaganda em Santa Catarina e como freelancer, em Londres. Traduziu e segmentou campanhas publicitárias para o Brasil para clientes como YouTube, Wella, Chevrolet, Volvo, Sotheby's e Benetton. Participou também da organização dos Festivais Cannes Lions e D&AD.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma cotação de seguro auto e receber excelentes propostas através dos parceiros do site seguroauto.org?
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário