August 15 2014

Dafna Obadia

Faculdade a distância


Faculdade a distância

Fonte: pt.mbastudies.com

Faculdade a distância revolucionou a educação. A regulamentação do ensino a distância mudou totalmente o conceito de faculdade e transformou a expectativa da graduação em realidade para qualquer pessoa que tenha acesso a um computador com internet, seja em casa, no trabalho, numa biblioteca ou numa lan house.

O que era praticamente um embrião há10 anos, hoje já responde por 15% do acesso ao ensino superior. Segundo o último Censo da Educação, entre 2011 e 2012 as matrículas aumentaram 12,2% nos cursos à distância, enquanto nos cursos presenciais o crescimento foi de 3,1%.

Mais de 83% dos alunos estão ligados à redes privada de ensino. A meta do governo é aumentar a oferta dessa modalidade também na rede pública,  especialmente nas universidades federais espalhadas por todo o Brasil. Grande parte dos estudantes interessados no ensino à distância está nas regiões norte e nordeste, onde o acesso à faculdade ainda é mais difícil, pois o número de instituições é reduzida.

Está comprovado que o ensino a distância funciona e é de grande qualidade. Se engana quem pensa que é mais fácil, pois não existe a supervisão dentro de sala de aula. Na verdade, muitos cursos chegam a ser até mais difíceis, pois o conteúdo é grande e para o bom desempenho nas provas finais é preciso muita dedicação.

No processo de aprendizado, o aluno precisa estudar materiais impressos e conteúdos digitais, como vídeos, palestras e ainda a participação em fóruns de debate. Para esclarecer dúvidas existe o atendimento on-line, além da tutoria de um professor.

O Censo da Educação mostrou que 40,4% dos alunos em universidades à distância cursam alguma área da licenciatura, 32,3% cursos em bacharelado e 27,3% tecnólogos.

Vantagens da faculdade a distância

O acesso ao conhecimento para qualquer pessoa, independente da sua localização geográfica ou das oportunidades sociais é antes de tudo uma ação que garante a igualdade e a cidadania. Ou seja, é democracia.

Embora somente agora essa modalidade esteja se destacando no Brasil, o ensino a distância é utilizado há mais de 150 anos e é oferecido por várias das universidades mais conceituadas do mundo.

Um bom exemplo é a Universidade de Londres, que teve como alunos no curso de direito nessa modalidade de ensino alguns dos maiores líderes da paz no mundo: o indiano Mahatma Gandhi e africano Nelson Mandela.

Os primeiros cursos a distância foram realizados através de correspondência ainda no século 17, pioneiramente nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. No Brasil, os cursos também começaram por correspondência, mas no século XX e visando a capacitação profissional.

Hoje é um fenômeno mundial em pleno crescimento e que ainda tem muito a ampliar. Um exemplo interessante é do Canadá, que massificou essa opção, através da ampliação da oferta. De suas 56 universidades, 53 oferecem curso à distância.

Com enorme quantidade de pessoas sem formação superior ou de especialização no Brasil, há imenso potencial a ser explorado e um mundo a ser descoberto e viabilizado através da flexibilidade de horário, a economia de recursos de deslocamento e especialmente com a troca de experiência e conhecimento entre pessoas das mais diferentes culturas.

Com a educação a distância não há limites para novos aprendizados.

Artigos relacionados:

About Dafna Obadia

Dafna Obadia é redatora (copywriter) brasileira, com vasta experiência em mídia digital. É blogueira, ama escrever e, atualmente, se dedica ao estudo do Marketing Digital. É formada em Direito e Letras.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.