October 8 2014

Roberta Clarissa Leite

A educação infantil com uso da internet


A tecnologia pode ser utilizada de maneira positiva na educação. Sem substituir a figura do professor e com a seleção de bons materiais, é possível fazer o uso de conteúdos ricos para serem aproveitados em sala de aula.

Sites confirmam a grande busca e interesse por esse tipo de conteúdo, e que atividades destinadas às crianças são muito procuradas. O site Ideia Criativa é um bom exemplo. Destinado principalmente ao ensino infantil, traz uma série de atividades que podem ser baixadas via blog Ideia Criativa Educação Infantil ou compradas através da loja virtual.

São materiais divididos por temas como alfabetização, datas comemorativas, planejamentos de aula. Muitas atividades com ilustração e que envolvem o desenvolvimento do trabalho artístico para as crianças, como pinturas, recortes, etc.

Essas ferramentas se tornaram muitos úteis porque além da utilização em sala de aula, os pais podem imprimir em casa e fazer atividades extras com os filhos. De acordo com o grau de estudo, há tarefas que destacam pontos importantes desde a escrita, caligrafia até o raciocínio através de exercícios de matemática.

Ao se valer de tintas, desenhos e gravuras as tarefas apresentam um envolvimento lúdico para o universo da criança. Da mesma forma, o uso de jogos também estimula a solução de problemas, a ideia de competição e trabalho em grupo.

Assuntos como o funcionamento do trânsito, o respeito aos mais velhos, dicas de higiene, cidadania são tópicos que ganham mais notoriedade no mundo infantil quando mostrados através da interação entre criança e educador. Isso porque na fase infantil as brincadeiras são momentos dos mais agradáveis e relaxantes e quando esse espaço de tempo é aproveitado através de atividades lúdicas, o interesse e a troca são maiores.

O site Ideia Criativa possui abas para jogos, matemática, datas, fundamental e cursos. É coordenado por Gi Barbosa  e Davi Barbosa.

Artigos relacionados:

About Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experiência em radiofonia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.