October 2 2013

Roberta Clarissa Leite

Cursos de idiomas online colocam o Brasil em primeiro lugar no ranking de usuários da ferramenta


São vários os motivos que podem levar um estudante a aprender uma nova língua, neste momento em que o Brasil espera a chegada da Copa e das Olimpíadas um novo entusiasmo chega para justificar a vontade de saber falar línguas estrangeiras.

A inscrição em cursos online de línguas chega a 3 milhões de usuários somente no Brasil. Não só curso de inglês, mas línguas menos conhecidas como russo, árabe e chinês ganham novos adeptos.

Brasil na primeira posição

Entre outros 25 países, o Brasil lidera. É o primeiro lugar em números de usuários de cursos de idiomas online. Por dia mais 3 mil novos alunos se registram nesta modalidade de curso.

Algumas famosas desculpas como falta de tempo já não tem mais lugar, é só ter uma conecção à internet de qualquer computador e em qualquer lugar que você tem as ferramentas para iniciar o aprendizado da nova língua.

Com mais recursos de vídeo, áudio e de exercícios interativos, os cursos de idiomas online surgem com novidades e dão o suporte necessário para manter os estudantes dispostos e afiados para incluir uma nova língua em seu currículo.

Investimento em ferramentas de ensino online

Mesmo os institutos tradicionais de ensino de línguas, que contam com corpo de professores e com aulas presenciais, lançam programas específicos com a finalidade de ajudar os alunos matriculados. Com maior oferta de ferramentas de apredizado ou até como alternativa para alunos que já terminaram alguns módulos e desejam avançar. Já é certo que há uma preocupação em aprimorar essas ferramentas para os estudantes.

Quanto mais o contato com a língua melhor, isso é certo. Por isso, há maior investimento na estrutura física de alguns cursos como salas mais equipadas e bibliotecas de vídeo e áudio. No roll da lista de materiais que enriquecem o ambiente educacional da língua estrangeira entra também mostra de cinema e música.

Esse acesso provoca a percepção como a cultura daquele povo é representada. A língua serve de ponte de ligação no processo dessa troca.

Mais adeptos procuram os cursos online

A flexibilidade dos horários e a independência no rítmo do estudo são razões que atraem estudantes que tentam encaixar alguns minutos ou horas de estudos do novo idioma. Se você tem dias cheios de atividades presenciais ou passa muitas horas no trabalho, é uma chance de, no conforto da sua casa, começar um curso de língua.

As diferenças entre aulas presenciais e online são supridas pelas plataformas para internet, mas em alguns casos  há até acompanhamento com professores em tempo real para tirar dúvidas e treinar a fluência na fala.

Há também ferramentas gratuitas como é o caso do site da BBC (British Broadcasting Corporation). Além do conteúdo de notícias, o portal traz um série de links de atividades com línguas estrangeiras para estudantes ao redor do globo. Para curso de inglês, a BBC desenvolve a página “learning english”. Nela há textos extraídos de notícias, vocabulário, dicas de gramáticas, exercícios e inúmeros vídeos feitos exclusivamente para os internautas que decidem aprender o inglês através da tecnologia que a internet oferece.

Os cursos online são resultado da tecnologia que chegou nas nossas vidas para ficar. Cursos universitários, palestras e congressos são realizados e transmitidos através da internet, não há como fechar os olhos para o avanço que essa ferramenta trouxe para nosso dia a dia, o melhor é saber usá-la e aproveitá-la.

Você já fez algum curso online? Como foi a experiência?

 

Artigos Relacionados:

Cursos Online Gratuitos

5 vantages de Cursos Online com Certificado

About Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experiência em radiofonia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.