November 16 2012

Anna Raphaela Drumond

Cursos online gratuitos: distância e o orçamento deixam de ser obstáculos

Cursos online ou cursos a distância estão se tornando populares no Brasil, graças ao acesso mais fácil à internet para uma grande parte da população. Os resultados de um curso online podem ser iguais aos de um curso presencial, dependendo da dedicação do aluno.

Os certificados dos cursos online seguem as normas do MEC quando se trata de ensino similar ao tradicional, como os de nível fundamental, médio, superior e pós-graduação. Entretanto, os chamados “cursos livres” a distância não seguem um padrão e tem validade diferente. Seu reconhecimento depende da credibilidade da instituição onde foi feito o curso, por isso é importante se informar antes de decidir pelas diferentes opções oferecidas pela internet.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece cursos técnicos e profissionalizantes, que são reconhecidos como de qualidade.

Motorista

INVISTA NO SEU FUTURO

Solicite uma proposta agora mesmo e receba várias opções de cursos para você sair na frente!

Qual é o seu Estado?

A renomada Fundação Getúlio Vargas também participa das instituições de ensino que oferecem cursos gratuitos pela internet. Em 2011 o FGV Online venceu a premiação “People`s Choice Awards”, que reconhece programas inovadores e de vanguarda em cursos online.

Dentre os cursos online gratuitos, oferecidos pela FGV, destacam-se os Cursos de Como organizar o Orçamento Familiar e o de Finanças Pessoais, pelo seu enfoque inovador.

O curso de Orçamento Familiar proporciona o conhecimento necessário para que seja possível planejar e organizar a vida financeira em uma família. O curso possibilita ferramentas para a organização e o planejamento com soluções para os casos de endividamento.

O Curso de Finanças Pessoais online foi criado diante das estatísticas que demonstram que a maior parte dos brasileiros não tem o hábito de ter aplicações financeiras e gerir o próprio dinheiro. A maioria absoluta das famílias brasileiras não tem controle de orçamento, direcionando seus gastos apenas para o pagamento de consumo. O resultado são as dificuldades para outros gastos, como educação, ou mesmo a inadimplência. Quando existem sobras, não há informação sobre como investir. Poucos são os que investem em planos de previdência privada, por exemplo. O curso de Finanças Pessoais possibilita o planejamento financeiro, dentro de um programa de educação financeira.

Os cursos online gratuitos da FGV oferecem materiais disponíveis para uso por parte de educadores e alunos, em qualquer localidade, pois possuem licenças livres para o acesso.

Outras opções de cursos online gratuitos incluem o ensino do inglês, que atualmente se transforma em língua universal. Com a necessidade de aperfeiçoar o inglês, que ainda é pouco explorado nas escolas, surgiram os cursos de inglês online, que atendem os alunos com material para leitura e também a possibilidade de falar, utilizando um microfone. Os cursos de inglês online grátis fornecem material para ser utilizado em MP3 ou no celular, tornando o ensino acessível em qualquer lugar, até mesmo na rua. As lições podem variar desde o nível básico até as mais avançadas.

Sobre o autor: Anna Raphaela Drumond

Anna Raphaela Drumond, tradutora e escritora, nascida no Rio de Janeiro. Apaixonada por línguas, em especial pela língua portuguesa e inglesa, trabalha como tradutora, revisora e escritora desde 2005. É estudante de Letras Português/Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Compartilhe este artigo:  


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário