February 14 2014

Regina Di Ciommo

Curso de Pedagogia destaca-se entre as opções do ensino à distância


O mercado de trabalho para os formados em Pedagogia

pedagogia.jpg

 

Os pedagogos têm como principal área de atuação as instituições escolares, como professores de Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Seu trabalho também é o de elaborar, implantar e acompanhar projetos educativos, atuando assim na produção do conhecimento.

Entretanto, a área de atuação dos profissionais formados em Pedagogia amplia-se cada vez mais, deixando de estar apenas na sala de aula. Atualmente crescem suas funções como gestores em empresas governamentais e organizações não-governamentais, como assessores em serviços de informação e comunicação, como centros culturais, museus e bibliotecas, nas editoras, revistas, jornais e televisão.

Instituições que desenvolvem alguns processos educativos, como hospitais e centros de saúde, clubes, hotéis e instituições da área de turismo, também abrem espaço para o pedagogo. Além disso, crescem as atividades de educação no trânsito, promovidas pelas instituições ligadas aos transportes e planejamento urbano, além da educação promovida por igrejas e entidades sócias, que são áreas que necessitam das competências próprias da pedagogia.

As novas oportunidades que surgem, em um mercado de trabalho competitivo e dinâmico, exigem profissionais preparados e qualificados. O pedagogo deve ser capaz de atuar com uma base teórica fundamentada, adequando-se ao contexto em que participa, com o objetivo de contribuir para melhorar a realidade social em que atua.

Curso de Pedagogia à distância – um exemplo de qualidade

Um exemplo de qualidade em curso a distância é a graduação em Pedagogia oferecida pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). O curso foi avaliado como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC). Para que um curso seja considerado de nível máximo, ou seja, de excelência, é preciso que obtenha nota máxima, nos índices de Conceito Preliminar do Curso, que se baseia na avaliação de documentação, e no Conceito do Curso, que é atribuído por uma comissão que faz avaliações no local.

Existem muitos cursos de graduação a distância reconhecidos pelo MEC, mas somente 13 foram considerados de nível excelente, dentre os quais o curso de Pedagogia da UFSCar.

A avaliação leva em conta critérios como a proposta do curso, material didático, sistemas de comunicação, avaliação que utiliza, equipe docente, infraestrutura de apoio, condições financeiras sustentáveis e sua gestão acadêmica e administrativa. O Exame Nacional dos Estudantes, ENADE, também entra na avaliação do MEC.

Desde 2007, quando foi criado, o curso de licenciatura em Pedagogia da UFSCar, na modalidade a distância, procura proporcionar a formação de um profissional capaz de ensinar, seja no círculo da escola, como também em espaços não escolares. A sua formação é dirigida para a habilidade em investigar, refletir e gerar conhecimento, em qualquer contexto relacionado com a atividade docente.

A graduação conta com a carga horária de 3.200 horas, por um período de duração de 4 anos. As atividades são desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, com a utilização de materiais didáticos produzidos por equipe altamente especializada. O aluno recebe orientação e tutoria de suas atividades por parte de docentes altamente qualificados e tem a oportunidade de executar atividades supervisionadas, em encontros presenciais.

Centro Universitário SENAC – Licenciatura em Pedagogia à Distância

O SENAC oferece, dentre vários cursos de graduação à distância, o curso de Pedagogia, com a proposta deste ser bastante inovador.

O curso é desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, pela Internet, com várias atividades de leitura de texto, além de aulas expositivas, vídeos, fóruns de discussão, testes e tarefas tanto individuais como em grupo. Os materiais didáticos respeitam os pressupostos da acessibilidade, atendendo alunos com deficiência visual e auditiva, com acesso à informação.

A duração do curso é de 4 anos. O curso exige dedicação de no mínimo 18 horas semanais de estudo. É requisito ter acesso à internet, estar familiarizado com o uso de e-mail, com experiência de navegação na internet.
Os alunos devem realizar duas avaliações por semestre na modalidade presencial e apresentar Trabalho Final de Conclusão no quarto ano do curso. As atividades presenciais estão programadas para os finais de semana, seguindo o cronograma acadêmico.

A mensalidade atualmente é de R$ 281,00 para alunos que ingressarem em 2014, sendo o primeiro pagamento considerado matrícula. A data de início do curso é dia 10 de fevereiro e o término previsto é 30 de novembro de 2017.

About Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.


DISCUSSÃO

Loading Facebook Comments ...

Discussão

Vanessa January 6, 2015 at 7:56 pm

Olá!

Estou buscando uma boa universidade na capital de São Paulo que ofereça o curso de Pedagogia à distância, porém, não encontro nenhuma avaliação que possa me indicar uma boa universidade, nessa modalidade, próxima à mim…

No e-mec o Senac está sem avaliação do Enade e não há avaliação de nenhuma outra instituição idônea da mesma… Encontrei avaliação não muito significante da Uninove, da Unip, da FMU e da Anhembi Morumbi… Como vou cursar à distância, quero fazer meu curso numa Universidade que seja bem vista no mercado de trabalho e também bem avaliada pelo MEC.

Você pode, por gentileza, me ajudar?

Agradeço, antecipadamente, a atenção.

Atenciosamente,

Vanessa Nascimento.

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.