October 12 2012

Regina Di Ciommo

Curso de Gastronomia


Jovens que frequentam restaurantes com olhar de especialista e adoram cozinhar, são típicos de uma nova geração de estudantes que vão para a faculdade estudar gastronomia, curso com dois anos de duração, uma nova modalidade do ensino superior. O curso de gastronomia é fundamentalmente diferente do curso de culinária, pois vai muito além da aprendizagem de receitas.

O curso de gastronomia tem conteúdos que vão da história da alimentação, diferenças culturais da comida, comidas típicas segundo países e regiões, elementos de nutrição e aulas práticas. Mas é no dia-a-dia dos restaurantes que os estudantes vão aprender não só a cozinhar, mas a sentir o ritmo do atendimento, as relações humanas no trabalho e com os clientes. Por esse motivo, os estágios são muito importantes para o estudante do curso de gastronomia.

A gastronomia é um curso de graduação que vem despertando um grande interesse e está entre os 10 mais procurados, segundo o Ministério da Educação – MEC. O que motiva os jovens a procurarem esse curso pode ser realmente o apego à cozinha, mas um fator muito importante nessa nova onda é que a maioria dos formados sai para o mercado de trabalho com emprego garantido.[leaform]

Nessa nova onda, as panelas de alta qualidade e jogos de facas sofisticados tornaram-se itens procurados pelos estudantes. As receitas elaboradas, na base de trufas, queijos caros e ervas finas passaram para a “culinária chique”, substituindo os pratos simples e o tradicional feijão com arroz.

O início da profissão não é fácil, geralmente inclui um estágio em funções reduzidas a lavar verduras, cortar carnes, lavar a louça, as pias e o chão da cozinha e trabalhar até tarde de noite, na hora em que o último freguês vai embora e o restaurante fecha. Para o período inicial de trabalho o salário não passa de R$ 1.000. O objetivo dos pretendentes a “chef”, no entanto, é chegar aos bons restaurantes, que pagam os melhores salários.

Existem os que buscam os cursos de gastronomia para realizar o sonho de abrir seu próprio restaurante. O mercado de refeições cresce anualmente, e com o crescimento da economia mais e mais pessoas estão comendo fora de casa. E a tendência é de que esse crescimento seja mantido, já que os hábitos culturais estão mudando, as mulheres marcam presença no mercado de trabalho e poucos tem condições e tempo para fazer suas próprias refeições diariamente. O curso de gastronomia difere bastante do curso de culinária também porque prepara para a boa administração de um restaurante, com conteúdo de contabilidade, marketing, etc., para que um novo negócio na área de alimentação prospere.

Duas escolas particulares são consideradas excelentes com seus cursos de gastronomia: o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) que mantém uma boa infraestrutura para aulas práticas, com hotéis-escola em Campos do Jordão (SP) e Águas de São Pedro (SP). O curso de Gastronomia mantido pela Universidade Anhembi Morumbi é muito bem conceituado, pela qualidade do curso, com disciplinas teóricas e práticas e pela localização, na capital de São Paulo. A escola mantém convênios com restaurantes no Brasil e no exterior, oferecendo ao estudante a oportunidade de encontrar os estágios que precisa pra consolidar a sua formação e encontrar oportunidades de trabalho, com a experiência que faz o seu diferencial no seu currículo.

About Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.


DISCUSSÃO

Loading Facebook Comments ...

Discussão

Tereza Oliveira September 29, 2013 at 9:20 am

Boa tarde,

Estou na faixa do 50 anos, mas gosto muito de cozinhar, mas quando vou fazer certas receitas, não saem certas, gostaria muito de aprender este trabalho, até porque hoje os próprios ingredientes também mudaram um pouco, abraços!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.