October 12 2012

Regina Di Ciommo

Curso de Empreendedorismo – saiba como criar, planejar e administrar seu próprio negócio

Recentemente o Empreendedorismo vem crescendo no Brasil. Muitas pessoas se sentiram encorajadas a criar seu próprio negócio para enfrentar o desemprego.

Novos empreendedores têm buscado se preparar melhor para abrir seu próprio negócio, depois que descobriram que esse é um fator determinante para o sucesso.

As pesquisas demonstram que as micro e pequenas empresas no país, que não tem um planejamento bem estruturado, uma administração de caixa eficiente ou que não contam com uma linha de crédito bancário, costumam fechar no primeiro ano de funcionamento, em 27% dos casos e a maior parte, 56%, não chegam a cinco anos de atividades.

O Curso de Empreendedorismo é a alternativa correta para quem quer montar seu próprio negócio, pois conhecendo as ferramentas que são necessárias para identificar oportunidades, o futuro empreendedor pode realizar o planejamento das atividades e chegar ao sucesso no empreendimento.

As Universidades Santander Brasil oferecem o Curso de Empreendedorismo voltado para a criação de novas empresas. O Curso contém a formação básica, com conteúdo, exercícios e cases para permitir que os alunos construam um conhecimento que permita identificar oportunidades e iniciar um negócio.

A Catho oferece o Curso de Empreendedorismo abordando os tópicos principais para a compreensão desse tema. O curso facilita a elaboração de um plano de negócios, com a apresentação de projeto aos investidores interessados e as táticas para corrigir eventuais problemas de um novo empreendimento.

Os tópicos mais importantes em um Curso de Empreendedorismo devem apresentar o conceito de empreendedor, os tipos e comportamentos dos empreendedores, os fatores que podem interferir no empreendedorismo, como o medo de correr riscos e perder. O aluno precisa identificar se possui o perfil de empreendedor.

Motorista

INVISTA NO SEU FUTURO

Solicite uma proposta agora mesmo e receba várias opções de cursos para você sair na frente!

Qual é o seu Estado?

O Curso de Empreendedorismo do Sebrae está focado no processo de aprender a empreender. É oferecido gratuitamente e online, com informações sobre finanças, o mercado e o respeito a consumidores e fornecedores. O curso, com conteúdo dividido em três módulos, pode ser acessado a qualquer hora e destina-se a ajudar aqueles que estão iniciando seus negócios. Sua carga horária é equivalente a 16 horas, durante um período de 30 dias.

Existem outros cursos online, com carga horária maior, de 60 horas, como o oferecido pelo site http://www.cursos24horas.com.br O curso oferece tópicos interessantes, como “Sonhos transformados em oportunidades”, sobre a identificação de nichos de mercado e avaliação de uma boa oportunidade de negócios. Outros tópicos abordam o desenvolvimento do Plano de Negócios e os conceitos sobre o que significa ser empresário e empreendedor, como evitar conflitos entre sócios, razões de falhas e insucessos, como buscar capital que possibilite abrir um negócio e os diversos tipos de empresas. Além disso, o aluno aprende o passo a passo para abrir uma empresa e como lidar com a rede de tributos que incidem sobre o empreendimento.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Antonio Ronaldo Souza April 29, 2013 at 10:27 pm

Olá,

Sou um micro empresário em prestação de serviço como manutenção em equipamentos eletrônico, e tenho muita dificuldade de administrar pois não tenho controle do financeiro como contornar essa situação.

Obrigado.

Postar um comentário