October 12 2012

Guilherme da Luz

Curso de Culinária – Gastronomia – a gente não quer só comida, saber cozinhar é uma arte e pode ajudar você a economizar!


Você gosta de cozinhar? Para você cozinhar é uma atividade agradável, é seu hobby? Para muitos é um trabalho rotineiro e cansativo. Mas cozinhar pode se constituir num verdadeiro prazer quando são compreendidos todos os seus significados. Afinal a alimentação não é só comida para sobrevivência, é prazer. Os cursos de gastronomia e os cursos de culinária se destinam a quem gosta da cozinha. Se você deseja para preparar pratos caprichados para a família vai encontrar diversos cursos de culinária. Já se o seu caso for o de seguir a profissão e um dia ser “chef” de cozinha, existem os cursos de gastronomia. A diferença está exatamente na ênfase e na profundidade dos ensinamentos.

O curso de gastronomia é uma modalidade mais ampla do que o curso de culinária. O aluno aprende técnicas para a confecção dos pratos, mas vai além, com o estudo da comida, em suas diversas formas e significados culturais.

Você pode ser um cozinheiro(a) em casa ou num restaurante. O gastrônomo se dedica a estudar a alimentação, desde a forma como são preparados, como são apresentados até ao ambiente em que são servidas, incluindo a música e a dança, ou seja, todas as relações culturais que cercam a arte de cozinhar.

 

Em um curso de culinária você aprende receitas, formas novas e tradicionais para o preparo de um prato, maneiras simples e elaboradas, econômicas e dispendiosas e refinadas. Em um curso de gastronomia você vai aprender a associar os alimentos, a forma a conseguir o máximo benefício em termos de sabor, nutrição e aparência.

Os cursos de culinária apresentam as receitas de preparo de alimentos com toques de tempero diferentes, receitas econômicas ou especialmente para atender o público que hoje busca alimentos orgânicos e vegetarianos. Muitos cursos de culinária atualmente são pela Internet e online.

Os cursos de gastronomia estudam a história da alimentação, nas diversas fases do desenvolvimento das civilizações, desde o homem caçador até ao sedentarismo, depois que os seres humanos aprenderam a domesticar animais e plantas, cultivando e criando seus alimentos.

Atualmente a gastronomia de uma localidade é valorizada como atrativo turístico, pois passou a ser um elemento das características de um lugar que atraem os visitantes. Essa é uma atividade cada vez mais valorizada e com grandes possibilidades para serem desenvolvidas. A gastronomia é considerada parte do patrimônio cultural imaterial, a riqueza cultural herdada de geração em geração, que na área do turismo atrai cada vez maiores investimentos.

Você pode acompanhar pela televisão os programas dos melhores “chefs” de cozinha do mundo, para se informar e se decidir a fazer um curso de culinária ou curso de gastronomia. Esses programas também informam e dão diversas dicas para quem gosta ou precisa cozinhar, diariamente, ou como “hobby” nos finais de semana.

Na telinha você encontra Claude Troigros “chef” de cozinha francês, uma das estrelas da gastronomia internacional. Com seu prosaico Fusca verde, 62, lá está também Olivier Anquier, também francês, que percorre o Brasil pesquisando receitas e histórias para seu programa. Além deles há dois ingleses mundialmente famosos: Jamie Oliver, conhecido por suas receitas saudáveis e balanceadas, ricas em legumes e verduras e Gordon Ramsay, que comanda “reality shows”, em que tenta recuperar restaurantes decadentes, tratando os participantes com sua famosa aspereza, para transformar os estabelecimentos em sucessos de público. Todos eles também são proprietários de restaurantes muito conceituados e de sucesso.

About Guilherme da Luz

Guilherme da Luz, redator e tradutor, nascido em Florianópolis. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina, já trabalhou em várias agências de propaganda em Santa Catarina e como freelancer, em Londres. Traduziu e segmentou campanhas publicitárias para o Brasil para clientes como YouTube, Wella, Chevrolet, Volvo, Sotheby's e Benetton. Participou também da organização dos Festivais Cannes Lions e D&AD.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.