October 12 2012

Anna Raphaela Drumond

Curso de Comissário ou Comissária de bordo


comissario-de-vooCurso de Comissário ou Comissária de bordo – a profissão de glamour para quem gosta de lidar com o público e detesta rotina!

Para se tornar uma Comissária de Voo ou Comissária de Bordo é preciso já ter completado o segundo grau e ser maior de 18 anos. As empresas de aviação dão preferência a quem tem até 28 anos para a contratação quando se trata do primeiro emprego.

Muitos jovens sonham com os uniformes do pessoal da aviação civil que vemos nos aeroportos. Eles costumam ser vistos como símbolo de elegância. No entanto, o que vem atraindo candidatos para a profissão são as notícias de que o mercado no Brasil está em alta, com a expansão das empresas aéreas brasileiras, como TAM, Azul e Gol, além da chegada de companhias estrangeiras à rota brasileira.

As grandes empresas de aviação executiva, em expansão no mercado, estão iniciando a contratação de Comissário de Voo a bordo de aviões executivos com menos de 20 assentos, o que significa uma ampliação do mercado de trabalho para esses profissionais.

O curso de Comissária ou Comissário de Bordo não é um curso superior ou faculdade, tem a duração de três meses. Esse curso é uma preparação para as provas aplicadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e fornece as informações e treinamento para o mercado de trabalho. No entanto, não há garantia de emprego ao final do curso, o que vai depender do seu esforço e dedicação. A diferença entre os candidatos ficará por conta das habilidades diferenciais, como o conhecimento e fluência em outros idiomas, principalmente inglês e espanhol.

A prova aplicada pela ANAC para quem já terminou o curso confere a licença, sem a qual não é possível trabalhar na aviação. Os salários para a Comissária ou Comissário de Bordo, em voos nacionais, varia de R$ 2.000 iniciais até R$ 3.000 por mês.

Atualmente diminuíram as exigências das empresas aéreas com relação à altura dos candidatos. Agora é exigida a altura mínima de 1,58m a 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Em alguns casos as companhias aéreas dão preferência a rapazes com altura mínima de 1,70 cm. Entretanto, é preciso tomar cuidado com tatuagens em locais visíveis do corpo e ter peso equilibrado com a altura.  Quanto ao estado civil, filhos ou uso de óculos, não há restrições.

A(o) Comissária(o) de Voo ou aeromoça, é responsável pela segurança a bordo da aeronave. É um profissional que precisa estar preparado para emergências, garantindo o conforto e a tranquilidade dos passageiros. É ela ou ele que fazem o atendimento de refeições e lanches durante o voo, o chamado serviço de bordo.[leadform]

O Curso de Comissária ou Comissário de Bordo inclui treinamento de primeiros-socorros, controle e combate a incêndios e sobrevivência na selva. As disciplinas práticas são desenvolvidas em locais que simulam situações de emergência, como matas e mangues, onde se aprende a identificar aquilo que pode servir de alimento ou onde se pode encontrar água. Os alunos aprendem técnicas para utilização do colete salva-vidas e salvamento no mar, o que exige resistência física.

Existem vários Cursos para Comissária(o) de bordo, registrados pela ANAC, dentre os quais o CEAB (Centro Educacional de Aviação do Brasil.  O curso inclui diversas disciplinas, até mesmo postura e maquiagem para as aeromoças e ações de emergência antiterrorismo. A escola EPC  – Condor – Escola de Aviação, também é bastante conceituada, e localiza-se em Florianópolis, próximo ao Aeroporto Hercílio Luz. A TAM costuma contratar comissários formados pela EPC Condor e instalou sua equipe de seleção de candidatos para as proximidades da escola.

Para aqueles que se interessam é bom saber que as companhias brasileiras costumam atribuir de 8 a 12 horas de voo por dia às equipes de bordo, devido a atrasos existentes nos aeroportos. É preciso ter paciência com as solicitações do público, agir com cordialidade, não ter medo de altura e controlar o pânico. Portanto, para essa profissão é necessário gostar de um estilo de vida agitado e de atender ao público.

About Anna Raphaela Drumond

Anna Raphaela Drumond, tradutora e escritora, nascida no Rio de Janeiro. Apaixonada por línguas, em especial pela língua portuguesa e inglesa, trabalha como tradutora, revisora e escritora desde 2005. É estudante de Letras Português/Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.


DISCUSSÃO

Loading Facebook Comments ...

Discussão

Talita September 8, 2013 at 5:13 pm

Olá! Como vai?
Eu gostaria de saber se existem empresas aéreas que contratam mulheres abaixo da altura mínima exigida. Eu tenho 17 anos e quero muito me tornar uma comissária de bordo. Já pesquisei na internet as características necessárias e me encaixei em todas, com exceção da altura, já que tenho 1.52.
Aguardo ansiosamente sua resposta. Desde já agradeço.

Augusto dos Santos January 2, 2014 at 2:28 pm

Olá,
Eu vivo na África, sou africano, sou Santomense e gostaria de saber, quando que haverá próxima vaga.

Gostaria que me informasse sobre tudo ai, preço e todos os detalhes, se for possível.

Obrigado.

Luiza June 4, 2014 at 12:58 pm

Bom dia,

Gostaria de fazer o curso para comissária de bordo. Estou estudando inglês e tenho o espanhol como língua fluente, tenho 1.70 e 56kg. Contudo tenho 4 tatuagens, pequenas e em lugares possíveis de tapar. Gostaria de saber se tenho chances de ser contratada por alguma empresa.

Aguardo resposta,
Att, Luiza.

Jessica paloma Veber September 28, 2014 at 11:52 pm

Boa noite!!!
Gostaria de saber se é obrigatório saber outros idiomas no início do curso? Ou se posso começar os cursos de inglês e espanhol logo no início do curso de comissária de bordo?
Atenciosamente.

Angela Manuela October 27, 2014 at 10:55 am

Olá, Bom dia!
Meu sonho é ser aeromoça, porém fiquei sabendo a pouco tempo sobre a altura que uma aeromoça precisa ter, eu tenho 1,75 tem alguma chance de seguir essa carreira com minha altura?

Amo muito essa profissão, e fiquei chateada com dúvida se adapto nesta carreira, e não quero que minha altura atrapalhe isso.

Espero atenciosamente sua resposta.
Muito Obrigada

Paula Cristina Inácio dos Santos November 3, 2014 at 12:32 pm

Olá, bom dia!

Tenho uma tattoo no braço e meu sonho é se tornar uma aeromoça, é possível entrar nessa profissão?

Grata.

Iza Carolline December 13, 2014 at 3:35 am

Olá, tenho 17 anos e quero muito fazer o curso de comissária de voo, porém queria saber se é possível ter essa profissão e fazer faculdade ao mesmo tempo? Obrigada desde já.

Pamella Regina February 8, 2015 at 10:38 pm

Olá!

Quero ser uma aeromoça, mas pesquisei em sites, vi muitas exigências, falo inglês e espanhol, sou modelo manequim (modelo fotográfica apenas) minha altura é 1,53 é necessário ter essas alturas exigidas que disponibilizam?
Preciso urgentemente da resposta, obrigada!

Pamella Regina February 8, 2015 at 10:39 pm

Eu tenho 19 anos!

Suely Gomes February 27, 2015 at 6:32 pm

Olá! Como vai?
Eu gostaria de saber se existem empresas aéreas que contratam mulheres acima da idade máxima exigida. Eu tenho 45 anos e quero muito me tornar uma comissária de bordo. Já pesquisei na internet as características necessárias e me encaixei em todas, com exceção da idade.
Aguardo ansiosamente sua resposta. Desde já agradeço.

Daiane Gomes March 24, 2015 at 5:23 am

Olá, tenho 20 anos e quero muito fazer o curso de comissária de voo, porém queria saber se é possível ter essa profissão e fazer faculdade ao mesmo tempo? Obrigada, desde já.

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.