October 12 2012

Anna Raphaela Drumond

Curso de Comissário ou Comissária de bordo

comissario-de-vooCurso de Comissário ou Comissária de bordo – a profissão de glamour para quem gosta de lidar com o público e detesta rotina!

Para se tornar uma Comissária de Voo ou Comissária de Bordo é preciso já ter completado o segundo grau e ser maior de 18 anos. As empresas de aviação dão preferência a quem tem até 28 anos para a contratação quando se trata do primeiro emprego.

Muitos jovens sonham com os uniformes do pessoal da aviação civil que vemos nos aeroportos. Eles costumam ser vistos como símbolo de elegância. No entanto, o que vem atraindo candidatos para a profissão são as notícias de que o mercado no Brasil está em alta, com a expansão das empresas aéreas brasileiras, como TAM, Azul e Gol, além da chegada de companhias estrangeiras à rota brasileira.

As grandes empresas de aviação executiva, em expansão no mercado, estão iniciando a contratação de Comissário de Voo a bordo de aviões executivos com menos de 20 assentos, o que significa uma ampliação do mercado de trabalho para esses profissionais.

O curso de Comissária ou Comissário de Bordo não é um curso superior ou faculdade, tem a duração de três meses. Esse curso é uma preparação para as provas aplicadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e fornece as informações e treinamento para o mercado de trabalho. No entanto, não há garantia de emprego ao final do curso, o que vai depender do seu esforço e dedicação. A diferença entre os candidatos ficará por conta das habilidades diferenciais, como o conhecimento e fluência em outros idiomas, principalmente inglês e espanhol.

A prova aplicada pela ANAC para quem já terminou o curso confere a licença, sem a qual não é possível trabalhar na aviação. Os salários para a Comissária ou Comissário de Bordo, em voos nacionais, varia de R$ 2.000 iniciais até R$ 3.000 por mês.

Atualmente diminuíram as exigências das empresas aéreas com relação à altura dos candidatos. Agora é exigida a altura mínima de 1,58m a 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Em alguns casos as companhias aéreas dão preferência a rapazes com altura mínima de 1,70 cm. Entretanto, é preciso tomar cuidado com tatuagens em locais visíveis do corpo e ter peso equilibrado com a altura.  Quanto ao estado civil, filhos ou uso de óculos, não há restrições.

A(o) Comissária(o) de Voo ou aeromoça, é responsável pela segurança a bordo da aeronave. É um profissional que precisa estar preparado para emergências, garantindo o conforto e a tranquilidade dos passageiros. É ela ou ele que fazem o atendimento de refeições e lanches durante o voo, o chamado serviço de bordo.[leadform]

O Curso de Comissária ou Comissário de Bordo inclui treinamento de primeiros-socorros, controle e combate a incêndios e sobrevivência na selva. As disciplinas práticas são desenvolvidas em locais que simulam situações de emergência, como matas e mangues, onde se aprende a identificar aquilo que pode servir de alimento ou onde se pode encontrar água. Os alunos aprendem técnicas para utilização do colete salva-vidas e salvamento no mar, o que exige resistência física.

Existem vários Cursos para Comissária(o) de bordo, registrados pela ANAC, dentre os quais o CEAB (Centro Educacional de Aviação do Brasil.  O curso inclui diversas disciplinas, até mesmo postura e maquiagem para as aeromoças e ações de emergência antiterrorismo. A escola EPC  – Condor – Escola de Aviação, também é bastante conceituada, e localiza-se em Florianópolis, próximo ao Aeroporto Hercílio Luz. A TAM costuma contratar comissários formados pela EPC Condor e instalou sua equipe de seleção de candidatos para as proximidades da escola.

Para aqueles que se interessam é bom saber que as companhias brasileiras costumam atribuir de 8 a 12 horas de voo por dia às equipes de bordo, devido a atrasos existentes nos aeroportos. É preciso ter paciência com as solicitações do público, agir com cordialidade, não ter medo de altura e controlar o pânico. Portanto, para essa profissão é necessário gostar de um estilo de vida agitado e de atender ao público.