August 27 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Contabilidade para iniciantes


Contabilidade para iniciantesQuando se fala em números, cálculos e controles financeiros muita gente já entra em desespero falando que não se dá bem com os números. Porém, esses dados são fundamentais nos dias de hoje para quem quer organizar as contas pessoais e as da empresa.

A contabilidade estuda as variações ocorridas no patrimônio, garantindo que se tenha informações para poder se tomar decisões que influenciarão na caixa. É responsabilidade dela também registrar e apurar os resultados obtidos e conseguir apurar se houve lucro ou prejuízo em um determinado período.

Para quem pretender atuar na área e se tornar um bom contador, o mercado oferece boas opções de emprego, sendo essa uma área que nunca para de crescer por ser fundamental para qualquer negócio.

Curso de contabilidade para iniciantes

Os cursos de contabilidade para iniciantes têm cada vez mais atraído pessoas, e os interessados não são apenas profissionais das áreas, mas também gestores e empreendedores. Quem já atua na área busca esses cursos para se atualizar com as novas tendências do mercado, já os demais profissionais buscam conhecer como gerenciar melhor o patrimônio.

São diversas as opções que vão desde contabilidade para leigos, passando por micro e pequenas empresas até a contabilidade de grandes empresas. O mais interessante é que a maioria deles utiliza exemplos práticos, e assim fica mais fácil de compreender o conteúdo.

A carga horária também varia muito, porém o mínimo costuma ser de 20 horas, tempo necessário para trabalhar pelo menos com os conceitos da contabilidade.

O que se precisa saber quando o assunto é contabilidade para iniciantes

Alguns assuntos são essenciais para poder começar a conhecer o mundo da contabilidade e entender como poder utilizar o aprendizado. Por isso, quando se vai estudar o assunto alguns conceitos precisam ser muito bem trabalhados para que depois se possa realizar os exercícios.

Inicialmente é preciso ter um conhecimento mais amplo sobre administração para depois conseguir se aprofundar mais no campo da contabilidade. Entenda alguns assuntos bastante trabalhados nesses cursos.

Tipos de empresa: as empresas podem ser públicas privadas ou mistas e, de acordo com o seu tipo, terá uma forma de atuar.

História da contabilidade: é preciso entender como ela surgiu e com qual propósito para poder compreender a sua aplicação hoje.

Conceito: para que serve a contabilidade e para que é usada.

Aplicação: deve-se entender de que forma ela é aplicada em cada tipo de empresa. Em um hospital pode ser que ela seja empregada bem diferente de uma indústria, mesmo os conceitos não mudando.

Finalidade: se não souber onde se pretende chegar de nada vai adiantar conhecer tudo. Ela é utilizada para ter um controle do patrimônio e obter informações sobre ele.

Patrimônio: compreender que ele é formado por bens, direitos e obrigações e saber colocar cada item em seus respectivos campos.

Demonstração financeira: saber realizar a coleta de dados e fazer a apresentação da forma correta.

Balanço patrimonial: entender a diferença entre ativo e passivo com a aplicação em exercícios e apuração de resultados, entre outros assuntos para a compreensão desse.

Ao entender esses conceitos você consegue saber um pouco de contabilidade para iniciantes e pode usar em seu dia a dia.

About Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.