September 14 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Como se tornar um ótimo administrador financeiro


Como se tornar um ótimo administrador financeiroQuando se pensa em ser um gestor financeiro surge uma dúvida de qual o perfil ideal e o que esse profissional precisa ter. Veja o que o mercado considera adequado para esse profissional e veja como um administrador financeiro pode ajudar a economizar nos tempos de crise.

Transparência e ética

Essas são duas características fundamentais para profissionais de qualquer área. Ele precisa seguir os procedimentos corretos e mostrar o que está sendo feito.

Disciplina e comprometimento

É preciso seguir à risca os procedimentos, cumprir prazos e quando se comprometer com algo realmente fazer o que foi prometido.

Formar equipe

O gestor não realizada todo o trabalho sozinho. Na verdade, ele deve orientar a equipe de como esse deve ser realizado. Para isso é preciso formar a equipe, ensinar a realizar as coisas da forma correta e trabalhar com algumas características pessoais individuais.

Ter foco nos resultados

Principalmente quando envolve dinheiro as empresas têm uma grande preocupação, por isso é preciso sempre verificar quais são as metas e trabalhar para conseguir cumpri-las. Se for preciso repensar e refazer as estratégias para que os resultados sejam atingidos, isso deverá ser feito.

Bom relacionamento com outras áreas

Em uma empresa os departamentos não funcionam sem que haja interdependência, por isso é preciso manter um bom relacionamento com todos eles. Nada de um ficar querendo se sobressair, é preciso que haja parceria para que as coisas aconteçam.

Conhecimento técnico

Esse é fundamental para conseguir realizar as tarefas e orientar a equipe. É preciso conhecer a fundo tudo o que envolve finanças como Contabilidade, Controladoria, Consolidação, Auditoria, Matemática, Reporting Relatórios, Tesouraria, Legislação Específica, Tributos, entre outros.

Conhecimento em informática

Nesse caso não é apenas ter conhecimento como usuário para saber realizar as tarefas, mas também deve se conhecer um pouco da área de Ti e softwares que possam vir a aperfeiçoar o trabalho.

A informática deve ser vista como grande aliada, já que os cálculos e controles financeiros são todos informatizados e cada vez mais a utilização do papel está em desuso.

Falar diversos idiomas

O português fluente e correto é fundamental, porém dominar outras línguas também já se tornou necessário uma vez que muitas empresas são multinacionais com sede em outros países. Além disso, fechar negócios com outros países também é rotineiro e os gerente financeiro muitas vezes está presente nas reuniões para analisar a viabilidade financeira e também negociar valores.

O idioma mais solicitado é o inglês, porém o espanhol, alemão, francês, italiano, mandarim e japonês estão sendo cada vez mais solicitados.

Conhecer as políticas corporativas

É preciso saber como a empresa atua, o que almeja e como se posiciona no mercado para tomar decisões alinhadas com essas.

Conhecer bem a empresa e tudo que ele possui e disponibiliza a seus funcionários é um diferencial.

Conhecer o negócio e o mercado

Conhecer o negócio detalhadamente e como o mercado atua garante um bom posicionamento e escolhas mais acertadas. E conhecer o mercado não é apenas saber de suas concorrentes, mas dos acontecimentos pelo mundo, afinal eles podem de alguma forma refletir na economia e na empresa.

Com essas habilidades você pode ser um ótimo administrador financeiro para cuidar da empresa como um todo e não somente pensando nos números.

About Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.