March 27 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Como fazer uma projeção profissional


Como fazer uma projeção profissionalA projeção profissional não é algo que deve ser feito apenas uma vez e depois se esquecer. É o processo contínuo que deve ser revisto e aprimorado. Não existe dia ou idade para começar, sendo assim nunca é tarde.

Siga as dicas deste artigo e saiba como fazer uma projeção profissional.

  1. Faça a projeção profissional todos os anos

Da mesma forma que é necessário visitar o médico pelo menos uma vez por ano para fazer um check-up, assim deve ser com o processo de projeção profissional.

Procure um dia no seu ano em que possa se desligar de todas as distrações e rever o caminho que está seguindo em sua carreira. Pense no que realmente deseja e se o caminho que trilha te leva para esse objetivo.

Trabalhando anualmente esse processo, sua segurança sobre as escolhas que fez, e fará, aumentarão, o que, por consequência, refletir-se-á na satisfação de viver.

  1. Veja as mudanças que aconteceram desde o último planejamento

Olhe atentamente que rumo a vida tomou desde sua última projeção. Você conseguiu manter as metas que traçou, ou em algum ponto se desviou do caminho? Mapeie seu passado e reflita sobre os acontecimentos, para assim tomar as melhores decisões para o futuro.

  1. Reflita sobre o que gosta, o que precisa e o que deseja

A mudança é um fator comum na vida, pois ela está em constante mudança. Logo, pense se ainda gosta das mesmas coisas que amava há algum tempo. Veja quais necessidades já satisfez e quais são seus desejos nos tempos atuais.

Faça uma lista de duas colunas, sendo que na primeira deve constar o que existe em sua vida e te faz feliz, e na outra o oposto. Assim poderá analisar se a sua carreira ainda te satisfaz.

  1. Examine seus passatempos e hobbies

A projeção profissional também provê o aparato necessário para analisar sua vida fora do ambiente de trabalho. Ao examinar seus hobbies, pode ser que vislumbre, por exemplo, novas oportunidades de negócios e, assim, uma nova projeção profissional precisará ser feita.

Fazer o que ama pode trazer grandes benefícios financeiros.

  1. Mantenha um histórico de suas realizações

Anotar tudo pelo que passou pode ajudar, principalmente se há algum reparo em sua projeção profissional. Caso queira mudar de carreira, ou necessite fazer isso, o histórico de sua vida o auxiliará a montar um currículo mais forte e diferenciado em relação aos demais.

  1. Fique atento as possibilidades

A partir do momento que elaborou uma projeção profissional, não aja como se ela fosse absoluta. Muitas pessoas, após terem feito seu planejamento, deixam várias oportunidades de carreira e felicidade passarem e não é para isso que serve a projeção. Esteja atento as possibilidades positivas que podem surgir na vida.

  1. Desenvolva metas e objetivos

Para que a projeção profissional seja uma ferramenta com impacto em vida do trabalho, ela precisa de um planejamento de objetivos e meta muito bem definidos.

Crie planos que envolvem o curto e longo prazo, pois assim sua projeção trabalhará em duas frontes e será mais eficaz. Trace metas para o período de um ano e objetivos que podem levar 3, 5,10 ou 20 anos.

  1. Procure sempre melhorar

Para se manter firme em sua projeção profissional é preciso sempre estar se adaptando ao que o mercado exige. Assim, procure sempre muita informação e faça cursos que o tornem um profissional ainda mais capacitado. A projeção de carreira correta te leva a uma postura proativa e não passiva. Caso se conforte com a posição atual, dificilmente alcançará aquilo que foi traçado.

  1. Olhe para o futuro

Para que a projeção profissional seja bem feita é preciso que olhe para si mesmo no futuro. Como estará daqui um ano? Daqui a 10 anos? Para se planejar bem, devem-se imaginar diversos cenários com o passar do tempo e se preparar para eles.

Reconheça a mudança como fator pouco controlável e tente assimilá-lo no processo de criação da projeção profissional, assim estará melhor preparado para uma carreira de sucesso e felicidade real durante a vida. Preparação e constante revisão são passos que devem estar presentes durante todo o processo, que leva o tempo da estadia na Terra para se concluir.

About Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.