November 18 2016

Jeniffer Elaina da Silva

Como escolher a melhor faculdade


Como escolher a melhor faculdadeEstá na época de escolher a melhor faculdade, mas não sabe como acertar nesta decisão? Veja dicas que vão te ajudar neste momento importante!

Terminar o Ensino Médio é amadurecer e ter que tomar muitas decisões, entre elas a de escolher uma boa faculdade. Porém, são tantas as opções entre públicas e particulares, umas mais perto e outras longe, que sempre bate a incerteza. Mas com calma é possível realizar sua decisão de forma sábia.

Saiba como as faculdades com ensino à distância estão conquistando cada vez mais alunos!

Veja algumas dicas para escolher a melhor faculdade:

1 – Veja quais faculdades oferecem seu curso

Lógico que, antes de tudo, você tem que saber qual curso vai querer fazer. Depois, precisa mesmo listar todas as faculdades que oferecem este tipo de curso, bem como separar as públicas de particulares e ver as que estão dentro de sua área geográfica ou quais exigiriam uma mudança de local.

Faça sua lista separando todos estes itens para facilitar na hora da comparação.

2 – Pesquise preços e ementa do curso

Após ter a lista de todos os locais que oferecem seu curso, veja qual o valor cobrado em cada faculdade, bem como a ementa do curso, pois isso varia bastante e às vezes algo te chama mais a atenção.

Para as universidades públicas, avalie a ementa, já que o valor já é um ponto positivo.

3 – Busque referências com quem já fez

Nada melhor do que perguntar para quem já fez esta faculdade se gostou e se o ensino realmente foi bom. A internet ajuda muito nesta hora e uma pesquisa bem detalhada permite que veja se há muitas reclamações, quais tipos de reclamações são mais comuns, se elas costumam ser resolvidas, etc.

Conheça os cursos no Brasil por modalidade e faça a escolha do seu curso, 😉

4 – Compare as opções

Depois de relacionar todas as informações, exclua as que não tiverem boas referências, mesmo que nos demais quesitos tenham tido pontuação positiva. Após isso, crie uma lista da que teve melhor referência e menores reclamações e que estão com valores mais acessíveis. Isso ajuda a priorizar as que possuem mais vantagens.

5 – Ficou em dúvida em mais de uma faculdade? Pesquise melhor!

Pode ser que a dúvida ainda bata, mas você não precisa escolher sua faculdade antes de prestar a prova e ter certeza de que passou. Porém, se quiser fazer provas em poucos lugares, diminua sua lista pesquisando mais sobre o local. Explore sua história e interaja mais com quem já estudou lá.

Aqui vale ponderar a questão da distância, que conta muito na hora de facilitar seus estudos.

Conversar com amigos e parentes e pedir opiniões ajuda quando está em dúvida, mas não leve tudo ao pé da letra, pois quem fará a faculdade será você e não eles, então a palavra final será sua.

  1. Visite as faculdades pessoalmente

Saiba como se preparar para entrar em uma faculdade, 🙂

Depois de fazer uma análise das notas obtidas pelas instituições que você optou em conhecer, pegar referências com pessoas conhecidas, a dica é conhecer pessoalmente a estrutura do lugar. Aproveite e navegue pelo site da universidade para obter maiores informações e verificar o suporte que ela oferece aos alunos.

Se você vai cursar engenharia, por exemplo, deve verificar se o local oferece laboratório específico para o seu curso, assim como para outros cursos também. Você só precisa agendar a sua visita e aproveitar que vai estar lá para conversar com os alunos.

Outra dica é perguntar se a faculdade oferece diferenciais e um deles é o intercâmbio, atividades extracurriculares, formação continuada no exterior e disciplinas optativas.

Bem, mas se já reduziu ao máximo sua lista de como escolher a melhor faculdade e mesmo assim ainda tem muitas alternativas, preste o vestibular em todas e veja em qual se sai melhor. Com certeza na hora certa você terá a resposta que precisa e poderá escolher a melhor faculdade para a realização dos seus sonhos profissionais, que estarão apenas começando.

E lembre-se de que as universidades não oferecem cursos iguais, ou seja, o currículo básico é comum, conforme instruções do MEC, porém cada instituição tem autonomia para deixar os cursos com a sua cara. Fique atento então, à grade curricular em cada faculdade.

Saiba tudo sobre faculdade à distância e veja se essa é uma boa opção para você, 😉

About Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.