April 16 2014

Roberta Clarissa Leite

Como descobrir sua vocação profissional


A escolha da profissão é um passo de extrema importância e, às vezes, é muito difícil para algumas pessoas elegerem a certa. É ela que vai conduzir, para a maioria, toda a vida produtiva, todo o período ativo que vai geralmente desde os 21 até cerca dos 70 anos de idade, quando chega a aposentadoria.

Levar em conta que a profissão vai tomar mais tempo do que outras atividades, e que vai ser a partir dela que sua socialização será mais intensa, faz dessa escolha um passo primordial para realização pessoal e para evitar frustrações futuras.

A escolha da faculdade é o primeiro passo. É nela que você vai absorver o ensino teórico e, é a partir dela, que você terá os primeiros contatos com sua profissão. Escolha a que preencha suas exigências quanto à qualidade do ensino e o reconhecimento no campo profissional.

Qual profissão escolher?

Muitos temas podem ser abordados nesta busca intensa, que geralmente começa antes do vestibular, ou bem cedo ainda. Os estudantes usualmente fazem relações com as matérias dadas em sala de aula, há os que se sentem mais à vontade com matemática e outros com línguas, por exemplo. Mas será que o ambiente de trabalho corresponde a essas comparações?

O que os especialistas explicam é que a vocação na verdade pode ser uma aptidão natural, você se sente bem e confortável fazendo um tipo de atividade, que para outros, não têm o mesmo desempenho.

O estudante deve focar em suas aptidões, mas nunca deixar de lado o fato de ter que, às vezes, superar seus limites para aprender novas funções, que podem em um futuro próximo também tornar-se tão interessante quanto as desempenhadas naturalmente. Sair da zona de conforto possibilita desafios individuais e é aí que pode aparecer talentos que nem você mesmo sabia que tinha.

É importante listar os prós e contras de uma profissão e avaliar se vale a pena investir nela.

  • Estabeleça uma relação entre suas habilidades e o que é exigido de uma determinada profissão;
  • Pesquise tudo que puder sobre a atividade prática da profissão;
  • Faça um levantamento sobre: ambiente de trabalho, funções, cargos, salário, perfil dos profissionais;
  • Verifique a demanda do mercado para a profissão escolhida;
  • Converse com pessoas que exercem tal profissão;
  • Imagine-se neste ambiente todos os dias da sua vida.

Profissionais bem sucedidos não tem histórias fáceis, tudo exige muito trabalho e dedicação, isso significa tempo. Mas a maioria que obteve sucesso afirma que é o mais importante é amar o que faz, é ter a atividade andando junto com seus valores pessoais e saber que, mesmo escolhendo a profissão certa, não quer dizer que tudo vai dar certo, problemas vão aparecer, o segredo é ter foco e enfrentá-los.

Você acertou na escolha de sua profissão?

About Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experiência em radiofonia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.