March 31 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Como conseguir o emprego dos sonhos

Como conseguir o emprego dos sonhosFicar desempregado ou precisar trabalhar em algo que não tem nada a ver com o seu perfil, certamente é muito frustrante. Esta insatisfação pode chegar além de apenas profissional, pegando em cheio a sua vida pessoal. Mas para as mudanças a coragem é necessária e fundamental.

Então aí vão algumas dicas para você conseguir o emprego dos seus sonhos.

  • Organize sua rotina

Buscar um emprego é em si um emprego. Organize o seu tempo e o seu dia. Coloque-se como se já estivesse realizando normalmente um expediente de 44 horas semanais. Então, destas 44 horas, divida o seu tempo em: contatos, entrevistas, preparação de currículos, preparação de cartas e correspondências. Tenha em mente os seus prazos e metas. Isso lhe ajudará a ter mais chances de sucesso no processo de busca.

  • Tenha suas despesas planejadas

Calcule quanto tempo você ainda consegue permanecer com os recursos de reserva que possui. Se achar que vai precisar esticar o tempo de uso destes recursos, revise todos os seus gastos, ache outras alternativas para eles, e pense em outras maneiras de conseguir renda enquanto não conseguir o seu emprego.

  • Cuide da sua saúde

Você precisa de uma saúde física e mental bem forte neste momento. O estresse, por exemplo, que pode chegar e derrubar o seu rendimento, pode ser combatido com exercícios físicos. Então, não fique parado.

  • Tenha um bom currículo

O currículo ainda é a peça de marketing mais forte para quem está em busca de um emprego. Para se ter um bom currículo, coloque nele tudo o que você já realizou durante a sua carreira, sem julgar o que é bom ou o ruim.

  • Cadastre o seu currículo em todos os sites de emprego

As empresas estão buscando cada vez mais profissionais pela internet. E a web está cheia de sites onde você pode cadastrar o seu currículo. Faça isso em todos eles.

  • Envie seu currículo para empresas

Várias empresas de seu interesse podem oferecer cadastro de currículos em seus sites. Normalmente isso é feito no espaço Trabalhe Conosco. Indo até esta opção você envia o seu currículo eletronicamente.

  • Candidate-se a vagas

Além de ampliar a sua chance de conseguir entrevistas, candidatar-se deixará você por dentro do que está acontecendo no mercado de trabalho. Volte aos sites em que se cadastrou, candidatando-se a vagas compatíveis com seu currículo e perfil. É melhor que estar desempregado.

  • Prepare-se para entrevistas

Esteja bem preparado para as entrevistas. Saiba tudo sobre a empresa e sobre o cargo que está concorrendo à vaga. Leia mais na web sobre entrevistas de emprego e estes artigos lhe auxiliarão a se dar bem nos processos de seleção.

  • Ative seu networking

O networking ainda é o principal fator para a recolocação de um profissional. Retome antigos contatos e peça orientações a eles. Todo o conteúdo que foi produzido antes para fazer parte do seu currículo é extremamente útil para quando você for se apresentar a seus contatos e indicações.

  • Distribua de maneira correta as informações sobre o seu perfil

Esta tarefa consiste na distribuição de cartas de apresentação e currículos através de seu networking e de envio para empresas com perfil similar aos de suas experiências, além dos cadastros nos sites que lhe indicam empregos. Procure empresas que tenham o perfil mais similar daquelas onde já trabalhou.

  • Esteja sempre atualizado sobre a sua área

Faça cursos, leia notícias e artigos a respeito, frequente palestras. O mercado exige um perfil de profissional cada vez mais atualizado. Portanto, não seja preguiçoso. Procure tudo o que puder lhe ajudar no currículo.

  • Seja otimista e enérgico

Você deve sempre ser otimista. Jamais deixe a depressão tomar conta de você, senão você acaba desanimando. Além de que uma pessoa otimista causa mais simpatia ao procurar emprego, podendo chegar a melhores resultados.

Assim, conseguir o emprego dos seus sonhos pode ser um pouco complicado, mas com disposição e força de vontade você não terá muita dificuldade, mesmo que demore um pouco mais de tempo.

O que importa é ser feliz e, se para isso você precisa conseguir o emprego dos seus sonhos, certamente você não verá nenhum problema em correr atrás! Boa sorte!