December 2 2014

Jeniffer Elaina da Silva

Como a prova do Enem pode ajudar um candidato a entrar em uma universidade


Como a prova do Enem pode ajudar um candidato a entrar em uma universidade Todo ano a prova do Enem chega e deixa muitos estudantes ansiosos por um bom resultado. Ela foi criada em 1998 e desde então está aumentando cada vez mais as chances de um candidato entrar em uma universidade, mas mesmo assim ela ainda gera dúvidas sobre seu funcionamento.

Antigamente ela servia apenas para medir o nível de conhecimento dos alunos, mas a partir de 2009 começou a ser uma porta de entrada para a faculdade tanto pública como privada, ou seja, é a chance de você conseguir um diploma tanto não pagando nada como pagando muito menos.

Porém, junto com o aumento das vantagens, houve o aumento de candidatos. Para se ter ideia, em 1998 houve 157.221 inscritos e em 2012 o número subiu para 5,7 milhões.

Mas como usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade? Descubra as diversas formas e comece agora mesmo a estudar para esta prova importante a fim de garantir sua vaga em um curso superior.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada utiliza a nota do Enem para selecionar vagas em universidades estaduais, federais e em institutos de tecnologia.

Cerca de 92 instituições usam este sistema para preencher totalmente ou parcialmente as vagas.

O cuidado deve ser redobrado com a parte de redação porque mesmo que tenha uma boa nota nas questões precisa de um bom desempenho para entrar neste programa.

Universidades federais e particulares

Mesmo tendo o Sisu, há universidades federais e particulares que não aderem ao programa, mas usam a nota do Enem como primeira fase do vestibular, complementando as demais notas obtidas com as provas próprias da faculdade.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos, mais conhecido como Prouni, oferece bolsas para estudantes de baixa renda em faculdades particulares, sendo necessário fazer o mínimo de 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação) e ainda evitar o zero para concorrer às vagas.

FIES

O Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) passou a exigir desde 2011 a nota do Enem para quem concluir o Ensino Médio a partir de 2010. Sendo assim, antes de ver as condições de financiamento, você precisa fazer a prova.

Ciência sem Fronteira

Não é somente para entrar em uma universidade pública ou privada que o Enem pode te ajudar, pois o programa Ciência sem Fronteira pretende enviar até 2015 101.000 jovens para cursos de graduação e pós-graduação do exterior.

Para concorrer você deve ter nota acima de 600 pontos, além de dominar a língua estrangeira e ter um bom desempenho escolar.

Viu como pode aproveitar ao máximo a prova do Enem e entrar em uma faculdade?

About Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.