October 12 2012

Regina Di Ciommo

Bolsa de Valores, você precisa aprender a investir!


Se você quiser entender o que é a Bolsa de Valores e aprender a investir, pode procurar o locar mais adequado para aprender, a Bovespa, Bolsa de Valores de São Paulo. A instituição oferece o Curso Bolsa de Valores, que coloca o aluno em contato com a rotina de operações na Bovespa. Os temas são direcionados para quem quer comprar ações, vender e lucrar. Noções sobre o momento certo para um investimento, lidar com o mercado que recua, são fundamentais para quem quer começar a investir na Bolsa de Valores.

Para quem está se iniciando no assunto há cursos de nível básico online e gratuitos, como de Finanças Pessoais e Mercado de Ações, Mercado de Ações, Conceitos Básicos do Mercado de Ações, Guia do Mercado de Ações e Tesouro Direto: investindo em títulos públicos. O curso Como Investir em Ações é presencial.

Qualquer interessado nos cursos da Bovespa pode frequentar, seja pessoa física ou jurídica, desde que queira investir com segurança na Bolsa de Valores. Para operar na Bolsa não é necessário dedicação extra ou acompanhamento integral. Utilizando as ferramentas atuais é possível ao investidor iniciante negociar suas ações com flexibilidade, através do serviço online, que apoia os usuários, ou Home Broker, além do telefone, em contato com um assessor que auxilia na tomada de decisão.

Nos últimos anos a Bovespa teve um crescimento de 2000%, movimentando mais de R$ 5 bilhões por dia. A Bovespa, que se localiza no centro da cidade de São Paulo, é a bolsa oficial do Brasil. Após 2008, passou a ser chamada BM&FBovespa e é considerada a segunda maior do mundo.[leadform]

Atualmente, investir na Bolsa deixou de ser complicado e para uma minoria. No entanto, é preciso estar preparado e informado, para se obter sucesso nos investimentos. Após o curso básico, a instituição também oferece o Curso Avançado em Mercado de Ações.

Depois de muitos anos com a Bovespa em alta, diariamente muitos iniciantes buscam participar do mercado financeiro. Como qualquer atividade nova, aqueles que se arriscam na Bolsa de Valores devem se informar sobre os detalhes desse tipo de atividade, para evitar erros comuns.

Uma das dicas mais importantes para os iniciantes é só investirem em ações que estão claramente em alta. É preciso conversar pessoalmente com pessoas experientes no mercado financeiro. Existem livros sobre o assunto, que podem ajudar muito. Além disso, é preciso acompanhar diariamente as notícias sobre bolsa de valores, que estão na internet, em portais especializados e em blogs sobre bolsa de valores e finanças. As ações que forem compradas devem ser acompanhadas ao menos semanalmente, para saber as cotações do mercado.

É bom destacar que você não se deve investir na bolsa com todas as suas economias. Nem se deve tomar essa iniciativa como fruto de um impulso, num momento de desequilíbrio emocional ou sem consultar a pessoa que partilha de nossa vida financeira. Essa é uma alternativa entre outras, para você investir seu dinheiro e é bom ter um plano B, caso haja algum imprevisto. Sempre é possível a ocorrência de uma perda, portanto, é bom estar preparado.

Se você deseja se tornar um profissional qualificado na área, com curso superior e pós-graduação, procure o IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, que conta com professores altamente qualificados e atualizados. Através do conhecimento acadêmico, pesquisa e contato com a experiência trazida para sala de aula, os alunos aprender a investir, montar um negócio próprio e tomar decisões acertadas.

About Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Coordenadora e membro de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, no estado de São Paulo e Bahia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.