March 16 2015

Jeniffer Elaina da Silva

10 dicas para o crescimento pessoal e profissional


10 dicas para o crescimento pessoal e profissionalA maior parte dos profissionais, quando ingressa no mercado de trabalho, já começa a trabalhar pensando em atingir o topo da pirâmide hierárquica, da maneira mais rápida possível. Isso porque só pensam em ter mais dinheiro, mais poder e mais sucesso.

No entanto, o mercado de trabalho de hoje está afunilando e qualificando cada vez mais os seus funcionários. Este funil é extremamente rigoroso, dando êxito consequentemente a poucas pessoas. Os que conseguem chegar até o topo também descobrem que permanecer lá em cima não é nada fácil e exige uma constante reciclagem pessoal e profissional.

Se você é uma pessoa que está esperando para chegar ao sucesso, estando no segundo ou terceiro escalão de sua empresa, saiba que para crescer você precisa se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Para este crescimento, algumas dicas são essenciais. Então vamos a elas, dando-lhe um certo direcionamento.

1 – Assuma sempre as responsabilidades

Suas responsabilidades são suas e pertencem somente a você. Não fique sentado esperando que alguém lhe estenda as mãos, nem mesmo o braço direito em seu serviço. Faça as suas obrigações e o mais rápido que puder. Se você faz, você se beneficia.

O seu crescimento pertence somente a você. Se alguém lhe oferecer ajuda, aceite. Trabalhar em equipe também é um grande crescimento profissional, mas, caso isto não aconteça, não fique esperando.

2 – Esteja conectado a tudo

Se você já ocupa um cargo de liderança, deve estar sempre à frente de todos os últimos conhecimentos. Não só sobre o seu ramo, mas sobre tudo da atualidade. Caso almeje um cargo de liderança, também deve estar sabendo de tudo, para poder se mostrar uma pessoa atualizada que estará sempre se reciclando e procurando melhorar no serviço e em sua própria vida.

3 – Tenha um foco de aprendizagem

Crie metas para aprender sobre coisas que vão lhe ajudar. Por exemplo, você irá aprender tal assunto em dois meses ou outro em quatro meses. Obviamente, algumas coisas você pode aprender com o rolar dos acontecimentos e o passar do tempo. Mas possuir suas metas de aprendizagem é um aspecto muito importante para ter mais disciplina e crescimento pessoal e profissional.

4 – Seja uma pessoa e um funcionário de atitude

Ninguém vive apenas de ideias. Então, se elas apareceram, faça de tudo para conseguir colocá-las em prática. Não deixe que elas morram. Se não for possível realizá-las no momento, anote para fazer um projeto e colocar em prática assim que possível. Isso também serve para o seu serviço e para a sua vida pessoal. E é um grande patrocinador de sucesso.

5 – Dedique o seu tempo

Para que haja tempo para tudo, você deve se organizar. Faça uma agenda ou marque suas atividades em seu calendário, de maneira que você tenha tempo para tudo, desde aprender uma nova habilidade a se divertir com os amigos.

O tempo bem organizado é um grande aliado do desenvolvimento pessoal/profissional.

6 – Procure ajuda

Não sabe? Corra atrás de aprender. Se você está em algum ramo é porque é eficiente para isto. E então é capaz de aprender. Você pode procurar ajuda de outras pessoas, mas também é essencial que faça workshops, assista a palestras de mentores profissionais no seu ramo, compre materiais sobre o assunto. Isto também serve se você quer crescer profissionalmente, mas ainda não está no ramo que quer. Aprimorar o seu currículo é sempre a melhor coisa que você pode fazer.

7 – Trabalhe sempre a sua imagem

Uma boa imagem é capaz de abrir grandes caminhos. Mas quando falamos sobre imagem não é sobre o ‘parecer’ apenas. A sua imagem é o seu perfil. É você por completo. O que passa para as pessoas, como as trata, como você reage quando tem algum problema.

Cuide sempre da sua imagem e tanto na sua vida quanto na sua profissão você se dará muito bem.

8 – Tenha uma boa escrita e uma boa comunicação

Um bom profissional precisa saber escrever bem, não basta ser apenas direito. Uma boa escrita é essencial em qualquer cargo que você pretende alcançar ou que já está.

Em sua vida pessoal, ela também é importante. Portanto, tenha uma boa redação. Se você ainda não tem, procure um profissional da área de letras ou comunicação social para lhe ajudar.

9 – O autocontrole

O autocontrole é fundamental. Com ele você jamais correrá o risco de perder a cabeça no serviço ou na sua vida. Se você é do tipo que às vezes sai do controle, procure uma psicóloga ou algo mais leve, como meditação, que possa lhe orientar a ser mais controlado.

10 – Seja uma pessoa organizada

A organização também é um quesito básico para a vida toda. Se você é uma pessoa organizada, a sua tendência para todas as outras habilidades é muito maior. Portanto, seja uma pessoa bem organizada em relação a tudo.

Saiba sempre como ser melhor profissional e pessoalmente e seja uma pessoa mais feliz e mais bem sucedida em sua vida!

About Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.